ARACAJU/SE, 29 de junho de 2025 , 2:40:14

‘Big data’ é o principal método de vendas no setor da construção civil

Uma pesquisa divulgada pela Prospecta Analytica, empresa de solução de Big Data que fornece informações sobre empresas brasileiras de diferentes setores, mostra o crescimento da digitalização das empresas no setor da construção civil em 2022. No mapeamento, realizado com 2 mil lojas de materiais de construção em todo o país, 95% afirmam que a big data auxiliou no aumento de vendas e a encontrar oportunidades, como obras em andamento.

O alto número de novas construções e o processo digital de busca de informações vem beneficiando o setor. “Nosso mapeamento apontou que 83% dos usuários estão construindo pela primeira vez e 14% investindo na construção para venda ou aluguel do imóvel. Quando questionamos qual a maior dificuldade encontrada na hora de orçar, 84% indicou a falta de comunicação e informação junto às lojas e profissionais. Segundo eles, existe uma barreira muito grande no relacionamento cliente x fornecedor”, explica o CEO da Prospecta Analytica, Wanderson Leite

Otimismo do mercado

A pesquisa também apontou o otimismo dos empresários para o próximo ano, já que 83% acreditam na estabilidade econômica e no impulsionamento do programa habitacional da casa própria para que construções de baixa renda possam somar no crescimento do setor, já que em 2022 o Programa Casa Verde e Amarela não progrediu de forma eficiente. Mas, mesmo diante deste cenário, o desenvolvimento do varejo de materiais de construção, que deve encerrar 2022 com aumento de 17% em comparação com 2021.

Internet como ferramenta principal

De acordo com os resultados, 46% afirma que a internet é a primeira opção de pesquisa para orçamento de materiais, seguida de indicação profissional (24%), contatos recebidos (19%) e visitas às lojas presencialmente (11%). A crescente do setor de construção civil de 3% em 2022 incidiu diretamente nos dados apresentados pela plataforma, que mostrou que 96% dos entrevistados comprou algum produto ou serviço on-line nos últimos seis meses, o que explica o aumento de 38% no consumo do meio digital no setor, quando comparado a 2021.

Para os lojistas, a grande dificuldade no processo de vendas, segundo 61% entrevistados, é a prospecção de clientes. A falta de vendedores qualificados, concorrência e preço do produto/serviço também foram apontados como sensíveis no diagnóstico. “Entender a importância da digitalização para essa prospecção do cliente faz toda a diferença para o as vendas. Cada vez mais as pessoas consomem pela internet e aliar esse crescimento de consumo com o do setor é a chave para o aumento de vendas e possibilidades de prospecção”, afirma Leite.

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