O grupo sergipano de teatro Boca de Cena chega aos 18 + 1 anos de intensa vida cultural neste mês de setembro. A renovação de mais um ciclo será celebrada pela Companhia com uma nova edição da Blitz Cultural, que levará para espaços públicos do Bugio, na Zona Norte de Aracaju, e para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), diversas apresentações teatrais e musicais gratuitas, nos três finais de semana de 20 de setembro a 5 de outubro.
Na programação, o público poderá assistir à estreia de PARK, laboratório cênico experimental criado pelo Boca de Cena, em parceria com diversos artistas sergipanos, especialmente para esta edição do projeto; assim como a peças do Grupo já em circulação, como “Cavaleiros da Triste Figura” e “Remundados”.
Também serão apresentados o ensaio teatral “Corpo-terra”, com Jonathan Rodrigues (Maré Alta), e o espetáculo “Desencontro”, com Tinho Torquato. Entre as atrações musicais da 9ª edição do projeto estão os shows das bandas Os Faranis e Rusticamente, e da cantora Táia, que receberá no palco as participações especiais de Maísa, Cah e MC Pardal.
Atividades educacionais
A nova edição do projeto conta, também, com Oficinas de Iniciação Teatral para estudantes da rede pública de ensino. A primeira delas foi realizada na última quinta-feira, 12, na Escola Pública Jornalista Paulo Costa. A atividade se repetirá nas duas próximas quintas-feiras, 19/09 e 03/10, no Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, também no Bugio, e no Centro de Cultura e Arte – Cultart da (UFS), respectivamente. O calendário formativo inclui, ainda, a visita de estudantes da rede pública de ensino à sede do Boca de Cena, para acompanhar a apresentação do Laboratório Cênico PARK.
Parar, Pensar e Refletir
Realizada desde 2014, a Blitz Cultural é um dos principais projetos sociais do Grupo Teatral Boca de Cena, e tem como objetivo convidar a população a “Parar, Pensar e Refletir” através da arte. “Assim como acontece em outros tipos de blitz, esse projeto convida as pessoas a reduzirem a velocidade cotidiana e apresentarem suas identidades, suas bagagens culturais, para compartilhá-las em espaços comunitários de encontro e troca, como ruas e praças”, explica o ator e diretor do Grupo, Rogério Alves.
Ele salienta, ainda, que a iniciativa foi inicialmente concebida para ser realizada no Bugio e adjacências, e que aos poucos foi ocupando outros importantes espaços, como a UFS, o Museu da Gente Sergipana, o bairro América e o município de Laranjeiras. “O Boca de Cena é uma fábrica de sonhos, que tem sede uma comunidade tornada periférica, mas acreditou ser possível promover o reencantamento poético das pessoas através de diferentes linguagens artísticas”, complementa.
Boca de Cena
Fruto do Ponto de Cultura “Nosso Palco é a Rua” (SE), realizado pelo Grupo Imbuaça, o Grupo Teatral Boca de Cena foi fundado em 2005, com o intuito de utilizar as artes cênicas para partilhar e devolver para a comunidade os valores e conhecimentos aprendidos com ela.
Sediado no Bugio desde 2010, o Boca de Cena carrega na bagagem 13 espetáculos, como João Grilo entre o Céu e o Inferno (2006); Folclore na Cabaça (2007); Vida Privada (2008);Programa Eleitoral Gratuito – Quem disse que tudo acaba em pizza? (2009); O Encontro das Águas (2011); Nossa Terra, Nossos Contos (2013); Como nasce um Santo (2014); Engodos e Chumbregos (2015); Viveiros (2015); Já nasceu Deus Menino (2016); Os Cavaleiros da Triste Figura (2017); e Remundados (2019).
Programação da 9ª edição da blitz cultural
Dia 20/09
- 19h30 – Espetáculo Teatral Os Cavaleiros da Triste Figura, do Grupo Boca de Cena
- 20h30 – Show da banda Os Faranis
- Local: Praça Osvaldo Mendonça – Final de linha do Bugio
Dia 27/09
- 19h30 – Laboratório Cênico PARK
- Local: sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 80 – Jardim Centenário)
Dia 28/09
- 20h – Laboratório Cênico PARK
- Local: sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 80 – Jardim Centenário)
Dia 29/09
- 19h – Laboratório Cênico PARK
- Local: sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 80 – Jardim Centenário)
Dia 04|10 – Blitz Cultural dentro da IX Mostra Trapiche (parceria com os Departamentos de Teatro, Turismo e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFS)
- 19h- Show da banda Rusticamente
- 20h – Espetáculo Teatral Remundados, do Grupo Boca de Cena.
- Local: Praça da Democracia no Campus da UFS em São Cristóvão.
Dia 05|10
- 18h – Ensaio Teatral Corpo-terra, com Jonathan Rodrigues (Maré Alta).
- 19h – Espetáculo Teatral Desencontro, com Tinho Torquato.
- 20h20 – Show de Táia, com as participações especiais de Maísa, Cah e MC Pardal.
- Local: sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 64 – Jardim Centenário)
Fonte: Assessoria de Imprensa