Da redação, AJN1
Joaenaldo dos Santos da Silva, de 36 anos, suspeito de assassinar quatro pessoas e enterrar os corpos no quintal da borracharia de sua propriedade, foi indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A Polícia Civil (PC), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP), apresentou na manhã desta sexta-feira, 24, detalhes da conclusão de dois dos cinco inquéritos policiais abertos para investigar o caso.
De acordo com a PC, Joaenaldo matou as vítimas e ocultou os corpos no fundo da borracharia de sua propriedade, localizada no Marcos Freire, município de Nossa Senhora do Socorro. Esses inquéritos têm como vítima Maria Aparecida da Conceição, morta em março deste ano e última a ser encontrada durante uma escavação organizada pela PC.
Conforme a PC, um dos inquéritos que está sendo concluído é sobre a ocultação dos cadáveres e o outro sobre o homicídio cometido contra Maria Aparecida, tendo em vista que o corpo foi identificado. Joaenaldo foi indiciado por homicídio qualificado pela tortura, bem como pela impossibilidade de meios de defesa da vítima e vai responder por pelo homicídio qualificado e pela ocultação de cadáver.
“Até o momento, apenas uma pessoa foi identificada. A investigação está praticamente concluída. A partir de agora, o trabalho pericial irá fazer a identificação, porque os corpos foram localizados em estado avançado de decomposição, com pouca carne e basicamente só ossos. É um trabalho extremamente sensível, um trabalho difícil que está sendo realizado por uma perita que é doutora, especialista nisso e ela está fazendo o trabalho de identificação. Só poderemos concluir os outros três inquéritos quando a identificação tiver 100% de certeza que são essas pessoas”, afirmou a delegada Luciana Pereira.
“As duas diligências foram feitas no Marcos Freire, na residência do borracheiro e na outra residência na Piabeta. Na Piabeta foi encontrado e indicado pelo autor um corredor que estava concretado e que precisava romper para ter acesso. Não conseguimos localizar o crânio no momento”, concluiu o perito criminal Fabrício Rodrigues.
As investigações já estão concluídas e a partir de agora o trabalho pericial irá fazer a identificação das vítimas.
Relembre o caso
Joaenaldo foi preso depois que três corpos foram encontrados enterrados na borracharia de sua propriedade. O achado aconteceu no início da noite do dia 2 de maio, na avenida A. Após a prisão, ele confessou os crimes e indicou o local onde outro corpo estava enterrado em uma residência no loteamento Piabeta.
O resgate dos corpos envolveu as equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML), Criminalística, 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O caso chocou os moradores da Avenida A, pois, até então o borracheiro não levantava suspeitas sobre envolvimento em assassinatos.