O Brasil alcançou 94% de satisfação entre turistas estrangeiros e continua sendo visto como um destino diversificado e acolhedor, segundo uma pesquisa da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com a Visa e o Instituto Ipsos.
O estudo “Turismo Internacional no Brasil: o comportamento de cinco mercados” foi divulgado neste mês de outubro e avaliou o comportamento de turistas estrangeiros que visitaram o país nos 12 meses anteriores à sua realização. A pesquisa ouviu mais de oito mil viajantes de nações como Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai, mercados responsáveis por quase 60% do fluxo internacional para o Brasil em 2025.
Para chegar ao resultado total de 94% de viajantes estrangeiros satisfeitos, 66% dos entrevistados afirmaram que a experiência foi muito boa, sendo que 28% classificaram como boa. As avaliações positivas ainda destacaram a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia.
O perfil dos entrevistados teve pouca variação: 94% vieram ao Brasil para uma viagem pessoal, enquanto 6% viajaram ao país por motivos profissionais. As grandes motivações para a visita foram: praia para 75% das pessoas, e natureza para 63%. Preço competitivo veio em terceiro lugar (55%), fator relevante para os turistas latino-americanos, segundo a agência.
A pesquisa ainda revelou que os turistas estrangeiros desses cinco mercados gastam em média US$ 175 (cerca de R$ 943) por dia durante a estadia no Brasil. Os norte-americanos são os que consomem mais, com gasto médio diário de US$ 308,21 (aproximadamente, R$ 1.661) — quase o triplo em comparação com os uruguaios, que desembolsam US$ 114,73 (R$ 618).
A maioria dos itens que mais pesam no orçamento das viagens são: a hospedagem, para 21%; alimentação, para 17%; e a passagem para o destino, para 16%.
A pesquisa ainda apontou que 63% dos visitantes usam dinheiro em espécie para os pagamentos. Mesmo assim, 55% utilizam cartão de crédito e 40% escolhem o débito, que são mais comuns em despesas de maior valor. Já o pix é uma opção para 16% dos turistas internacionais entrevistados, com destaque para Argentina.
O tempo de permanência dos visitantes costuma ser, em média, de 12 noites no país, um período considerado alto. Para a Embratur, esse dado “reforça o potencial de geração de renda para a cadeia do turismo”.
Planejamento de viagem
Mas como os turistas estrangeiros planejam as viagens ao Brasil? Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados organizaram o roteiro por conta própria, mas 23% usaram agências de viagem. Além disso, os entrevistados adquiriram em média 2,8 serviços com antecedência, sendo que os pacotes turísticos foram uma opção para 56% dos viajantes.
Os turistas internacionais foram influenciados a virem ao Brasil por, ao menos, três fontes de informação principais:
- Site de buscas (50%);
- Redes sociais (48%) – com Instagram influenciando 84% desse público e YouTube, 74%;
- Sites especializados em viagens (48%).
Diante desse cenário, vale ressaltar que 2025 já é histórico para o turismo no Brasil: o país recebeu 7.099.237 turistas estrangeiros entre os meses de janeiro e setembro — foi a primeira vez que o setor alcançou esse marco. Segundo dados da Embratur, o número representa alta de 45% ante o mesmo período de 2024.
Em meados de setembro, a entrada de visitantes estrangeiros no Brasil já havia superado a meta estabelecida para o ano todo.
Fonte: CNN Brasil





