ARACAJU/SE, 2 de julho de 2024 , 16:39:10

logoajn1

 Brasil é classificado como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe

 

 

Respondendo ao aumento incessante da IA generativa, da transformação digital e da automação, os alunos brasileiros estão demonstrando uma disposição excepcional para se desenvolver para o mercado de trabalho digital e adquirir habilidades de GenAI e altos níveis de proficiência em tecnologia e ciência de dados.

O Relatório de Habilidades Globais 2024 , divulgado no último dia 26, pela plataforma de aprendizagem online Coursera, classifica o Brasil como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe. O país também está entre os 20 principais países em termos de proficiência geral em competências, demonstrando que os alunos do país estão bem preparados para prosperar face à disrupção digital.

Os alunos brasileiros registraram um aumento de 1.079% nas matrículas em cursos de IA generativa na plataforma Coursera, impulsionados por cursos populares como  Engenharia Prompt para ChatGPT, (Vanderbilt University), Introdução à IA Generativa (Google Cloud), IA Generativa com modelos de Linguagem Grandes  (AWS) e DeepLearning.AI), IA Generativa para Todos ( (DeepLearning.AI) e Análise Avançada de Dados do ChatGPT  Vanderbilt.

Com grande oferta de carreiras como engenheiro de segurança em nuvem e engenheiro de aprendizado de máquina e quase 70% dos contratantes reportam dificuldades de contratação por conta de uma lacuna de competências , as iniciativas de melhoria de competências são cruciais. Essa ênfase na proficiência digital é essencial para preencher o gap de ofertas educacionais atuais e as necessidades em evolução do mercado de trabalho, preparando a força de trabalho do Brasil para a economia futura.

O relatório anual se baseia em insights de mais de 148 milhões de alunos e 7 mil parceiros institucionais na plataforma Coursera para identificar tendências regionais e nacionais em torno da proficiência em competências e oportunidades. No Brasil, os alunos estão se concentrando em obter uma combinação essencial de habilidades digitais e humanas, incluindo Colaboração, Adaptabilidade, Design Gráfico, Negociação, Análise de Pessoas e Linguagens de Programação.

“A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade premente de estratégias novas e inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva, com dois terços dos empregos expostos a algum grau de automação”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. Para empresas, governos e instituições acadêmicas brasileiras à medida que respondem a perturbações sem precedentes e contribuem para um futuro em que o acesso à aprendizagem de alta qualidade capacita todos.”

Descobertas-chave no Brasil

  • O Brasil ocupa o primeiro lugar no relatório de competências globais deste ano na América Latina, seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) do Brasil lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%. O Brasil também compete com nações que ocupam as primeiras colocações, como Coreia (16º), Noruega (17º) e Finlândia (18º).
  • Os alunos no Brasil obtiveram a segunda maior pontuação em Tecnologia na América Latina e no Caribe. As principais habilidades tecnológicas alcançadas pelos alunos brasileiros na Coursera, no último ano, incluem formação como Engenharia de Software, Programação de Computadores e Computação em Nuvem. O Brasil implementou uma Estratégia de Transformação Digital (E-digital), que estabelece objetivos fundamentais, incluindo a promoção da inclusão digital, o fortalecimento da segurança cibernética, a expansão do acesso à internet e o incentivo ao empreendedorismo tecnológico. Visa também digitalizar os serviços públicos, promover a educação digital e fomentar a inovação em setores-chave da economia. Isso demonstra a ambição e irá se basear no forte desempenho do país em tecnologia e no elevado número de matrículas GenAI.
  • O Brasil alcançou a pontuação mais alta em Ciência de Dados na América Latina e no Caribe e a décima sétima no mundo. Os principais cursos de ciências de dados realizados por alunos brasileiros este ano incluem Fundamentos do Google: dados, dados, em todos os lugares, Fundamentos do Suporte Técnico e Fundamentos do design da experiência do usuário (UX).
  • O Brasil alcançou a quarta maior pontuação de Negócios na América Latina e no Caribe e a décima no mundo. É encorajador que os alunos brasileiros estejam respondendo priorizando habilidades empresariais essenciais, como Adaptabilidade e Negociação.
  • Os alunos da América Latina e do Caribe demonstram um forte compromisso com a preparação para a IA, com o número de matrículas nos cursos GenAI aumentando 882% ano após ano (aumento de 1.079% no Brasil). Os alunos se concentram em habilidades tecnológicas emergentes, preparando-se para funções como engenheiro de machine learning e engenheiro de segurança em nuvem.
  • O Brasil está muito próximo de alcançar a paridade de gênero em aprendizagem on-line. 49% dos alunos brasileiros na plataforma Coursera são mulheres, proporção superior à média global (46%)

Você pode querer ler também