Usar o celular para fazer uma ligação já não é mais tão óbvio quanto na época do advento dessa tecnologia. Com o acesso à internet pelos aparelhos celulares, milhares de novas funcionalidades surgiram. No entanto, o comportamento dos brasileiros mostra uma tendência de voltar às raízes: usar a internet do celular para fazer chamadas de voz e vídeo tem sido mais frequente do que para mandar mensagens de texto.
A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira, 24, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) com módulo sobre uso de tecnologia, incluindo televisão, telefone e internet em 2024.
Segundo o levantamento, 95% das pessoas com acesso à internet em 2024 usaram a rede para chamadas de voz ou vídeo, contra 90,2% que utilizaram para enviar mensagens de texto, voz ou imagem.
A mudança reflete uma tendência iniciada nos últimos anos, mas que agora se consolida. Conversar por chamadas de voz ou vídeo passou a ser o uso mais frequente da internet, o que não acontecia em 2019. Desde 2022, esse tipo de comunicação lidera entre as finalidades de acesso.
Apesar de o envio de mensagens ainda ser o segundo uso mais citado entre os usuários consultados pela pesquisa, o comportamento tem caído de forma consistente. Isso porque a proporção de usuários que mais usam a internet para esse fim caiu 5,6 pontos percentuais desde 2019.
Além das chamadas, foram citados outros usos da internet no celular, como assistir a vídeos, filmes, séries e programas de TV, finalidade citada por 88,5% dos usuários, seguido de redes sociais, com 84,2%, e ouvir músicas, rádio ou podcasts, com 83,5%.
A pesquisa também destaca o crescimento da internet para o acesso aos bancos e instituições financeiras. O salto foi de 11,1 pontos percentuais entre 2022 e 2024, chegando a 71,2% dos usuários. O aumento pode ter relação com o acesso digital a bancos, impulsionado principalmente pelo uso do Pix.
Outros usos principais da internet pelo celular incluem a leitura de notícias, livros e revistas, que apresentou leve queda em 2024 (68,9%) com relação a 2022 (72,3%). O uso de e-mails, que caía desde o início da série histórica, se estabilizou, alcançando 60,8%.
Mudança de perfil
A popularização das chamadas pela internet coincide com o barateamento dos dados móveis, a ampliação do acesso ao Wi-Fi gratuito e o avanço de tecnologias como o 4G e o 5G.
Além disso, a cultura das chamadas em vídeo ganhou força durante a pandemia da Covid-19 e permanece no cotidiano dos brasileiros, tanto em interações pessoais quanto profissionais.
Os dados refletem uma nova forma de usar a internet no dia a dia, e a preferência pelas chamadas pode indicar uma necessidade de comunicação mais direta entre as pessoas.
Quem acessa e para que
A pesquisa investigou também como diferentes grupos usam a internet. Estudantes, por exemplo, são os que mais acessam vídeos, sendo que 94,7% mencionaram essa finalidade. Eles também são os que mais jogam online (58,6%). Já os não estudantes lideram no uso para chamadas de voz e vídeo (95,7%) e para acessar bancos (76,7%).
As mulheres acessam mais redes sociais (85,3%) do que os homens (83,1%), enquanto eles ainda jogam mais: 36,9% contra 24,0% entre elas.
Fonte: Terra