ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2024 , 10:26:16

logoajn1

Campanha de multivacinação acontece em setembro

 

A Campanha Nacional de Multivacinação, que tem este ano como público alvo crianças de zero a menor de 15 anos de idade, será realizada de 11 a 22 de setembro e todas as unidades de saúde de Sergipe estarão disponibilizando mais de dez tipos de vacinas, entre elas as de Hepatites A e B, BCG, varicela e a penta. Nesta terça-feira (22), o Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve reunido com representantes dos municípios sergipanos para ajustar os detalhes da campanha.

Segundo a gerente do Núcleo de Imunização, Sândala Teles, o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes para imunizá-los e, consequentemente, evitar o aparecimento de doenças nesta parcela da população. E o “Dia D” de mobilização da campanha será no dia 16 de setembro e todas as unidades de saúde dos municípios ficarão abertas das 8h às 17h.

“Estaremos oferecendo mais de dez tipos de vacinas para o combate de várias doenças, a exemplo da meningite C, o tétano e as hepatites A e B e é muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses. É preciso atualizar a caderneta de vacinação para evitar que as crianças de zero a menor de 15 anos adoeçam”, disse a coordenadora.

Adolescentes

Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os menores de 15 anos na Campanha de Multivacinação. Sendo assim, os adolescentes que tem de 11 a 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e, além disso, as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos serão vacinados contra o HPV.

“Precisamos chamar a atenção da população para a importância da vacinação também dos adolescentes e pela primeira vez esta faixa etária entra na Campanha de Multivacinação. Não teremos meta nesta campanha, por ser de atualização de esquema vacinal, mas é fundamental que a população se conscientize e leve as crianças e os adolescentes para serem imunizados”, conclui Sândala Teles.

Fonte: Ascom SES

Você pode querer ler também