Localizado no município sergipano de Nossa Senhora da Glória, o Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) completou, no sábado (23), nove anos de existência.
Ofertando os cursos de Bacharelado em Agroindústria, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia, trata-se de um importante centro de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o progresso da região e para a formação de cidadãos capacitados e comprometidos com o desenvolvimento local e regional.
De acordo com Maycon Reis, diretor geral do Campus do Sertão, desde a construção pedagógica do campus, a UFS trabalha com a perspectiva de que a presença permanente da instituição no interior sergipano, formando jovens socialmente conscientes e críticos, é um fator decisivo para a mudança da realidade social, econômica, educacional, científica e tecnológica das diversas regiões do estado.
“Neste cenário, com a criação do Campus do Sertão, a UFS reafirma o seu compromisso de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, formando não apenas diplomados, mas cidadãos engajados com a transformação da realidade social do meio em que vivem. Dessa forma, cada aniversário é uma comemoração em razão dos êxitos alcançados”, diz.
Egressa do curso de Agroindústria, Edilaine Alves da Silva Santos destaca que, durante sua formação, buscou aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela universidade, explorando os três pilares – ensino, pesquisa e extensão – e participando de projetos de iniciação científica, atividades de extensão e até mesmo iniciativas de empreendedorismo.
“Minha história com o Campus do Sertão é marcada por oportunidades e realizações. Sempre quis me formar, mas os custos de estudar em outra cidade eram um grande desafio. A presença do campus em uma cidade próxima tornou isso possível e abriu portas que eu nunca imaginei. Ele representa uma oportunidade única para aqueles que acreditam na educação como uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e profissional. Além de simbolizar esperança para muitas pessoas que sonham com a formação superior, o campus contribui diretamente para o desenvolvimento regional ao formar profissionais capacitados para atender às necessidades da sociedade. Sua presença fortalece a conexão entre a comunidade acadêmica e local, promovendo progresso, inovação e transformação social”, explica.
Atualmente, o campus conta com 96 servidores efetivos (66 professores e 30 técnicos administrativos em educação) e 26 servidores terceirizados, totalizando 122 servidores.
O Campus do Sertão é fruto de sólidas parcerias entre a UFS e instituições como o Governo do Estado de Sergipe, o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, os movimentos sociais organizados e os pequenos produtores rurais da região. Além dessas, segundo o diretor Maycon Reis, outra parceria está sendo firmada com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Semiárido, para a concessão do espaço onde serão construídas as instalações da Fazenda Experimental do Campus.
Principais conquistas nos últimos anos
– Aumento do quadro de professores e técnicos administrativos em educação e terceirizados;
– Avanço na obra do novo campus, prevista para ser inaugurada em 2025;
– Primeira eleição da direção e vice-direção em 2023;
– Egressos com alto índice de inserção no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação de referência no Brasil;
– Inauguração da Sala de Acolhimento Parental;
– Os quatro cursos foram bem avaliados na última avaliação do MEC.
Próximos desafios
– Planejamento e solicitação de novos cursos;
– Busca de investimentos para os cursos existentes, para equipar os laboratórios da nova sede, e estruturação dos setores produtivos na fazenda experimental escola;
– Execução das próximas etapas previstas para estruturação do Campus na nova sede (Prédio departamental, mais prédios de didática, setor de transporte e equipamentos agrícolas),
– Implantação do Jardim Botânicos do Campus do Sertão;
– Aumento do quadro de professores e técnico administrativos em educação e terceirizados para sanar demanda por mais servidores;
Breve histórico
Anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2014, o Campus do Sertão é mais uma ação da UFS rumo à consolidação do projeto de interiorização do ensino superior no Estado. O município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, foi a localidade escolhida para a implantação do campus.
A Aula Magna do Campus do Sertão foi realizada no dia 29 de setembro de 2015. Já o começo do ano letivo se deu no dia 23 de novembro do mesmo ano, data esta que marcou o início das atividades na unidade.
Fonte: Ascom UFS