Equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) se somaram a estudantes de medicina e médicos do Hospital Universitário de Lagarto (HUL) na campanha Carnaval sem Traumas 2020. Ação acontece durante todo feriado prolongado e tem como foco alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e a segurança.
Durante os festejos de Momo, os militares estarão nas ruas realizado abordagens e fiscalizações repressivas e também com o objetivo de orientar os condutores mostrando a importância do uso de itens de segurança e do não uso do álcool para a boa condução do veículo; e a correlação científica dos dados nos hospitais de atendimento de urgência.
A ideia da campanha surgiu após um levantamento dos estudantes de medicina que fazem parte da Liga de Ortopedia da UFS, orientada pelo professor Reutman Madruga, do campus São Cristóvão. Na ação será evidenciado, o aumento da gravidade dos acidentes dos motociclistas sem uso adequado de calçados fechados, associados ao consumo de álcool, durante o período carnavalesco.
O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Sergipe (SBTOT), Eduardo Góis, relatou que o tema Carnaval sem Trauma já faz parte do calendário nacional da SBOT. “Anualmente temos feito essa campanha de conscientização no carnaval por meio de blitz, panfletagem e mídia nacional, sempre com a ajuda de unidades da Polícia Militar como a BPRv e CPTran”, finalizou.
Para o médico anestesista do HUL e diretor clinico do Hospital da Polícia Militar (HPM), Leonício Umbelino Júnior, a campanha é um alerta para a prevenção de acidentes automotivos, principalmente devido ao uso abusivo do álcool.
“Os profissionais da saúde e estudantes estarão nas barreiras da Polícia Militar no Povoado Colônia 13, em Lagarto; no Mosqueiro, em Aracaju; e em frente ao Shopping Peixoto, em Itabaiana. A ação também conta com profissionais do Hospital da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran)”, informou Leonício.
*Com informação PM