A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, em quatro municípios. Na próxima segunda-feira (7), o carro fumacê estará nos municípios de Estância, no sul sergipano; Tobias Barreto, no centro-sul; Itabaiana, no agreste; e Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju.
As ações de controle do Aedes em sua fase adulta terão duração de quatro ciclos de aplicação, com intervalo nos finais de semana. Em Nossa Senhora do Socorro, o controle contra o mosquito irá atuar em três bairros do município: Novo Horizonte, Santa Cecília e Guajará.
De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, a ação é fundamental para o controle do vetor na fase adulta. “Os municípios foram escolhidos embasados nos critérios epidemiológicos e entomológicos de cada município”, informou Sidney Sá.
O Aedes Aegypti vem sendo monitorado pelo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), instrumento que mede o índice de infestação do mosquito no território, apontando os municípios que estão em baixo, médio e alto risco, pelo acompanhamento semanal do número de casos que ocorrem e onde ocorrem.
É importante salientar à população que não deixem as crianças nas ruas durante a atuação do carro fumacê, a fim de se evitar que elas corram atrás dos veículos e causem eventuais acidentes e incidentes. “Pedimos ainda às famílias que deixem portas e janelas abertas no momento da passagem do fumacê, para que possamos alcançar áreas intradomiciliares” finalizou.
*Com informações Ascom SES





