Foi lançada nesta quinta-feira (26), a Cartilha de Prevenção contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos Comerciais, publicada por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania/Defesa Civil de Aracaju, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e o Sebrae.
A cartilha, que faz parte das ações da Campanha ‘Por um Centro Seguro’, lançada pelo CBMSE em junho deste ano, tem o objetivo de conscientizar comerciantes sobre a importância de adequação das lojas do Centro Comercial de Aracaju às exigências do Sistema de Combate a Incêndio e Pânico. Com tiragem de dez mil exemplares, a cartilha traz os passos para regularização dos estabelecimentos, recomendações sobre a largura dos corredores, escadas e portas; iluminação e sinalização de emergência e instalação de extintores e alarmes.
O diretor adjunto Operacional do CBMSE, tenente coronel BM Isaú Júnior, disse que "o Estado tem a preocupação de manter o centro da cidade e os estabelecimentos comerciais que o envolvem funcionando com regularidade, auxiliando os lojistas através desta cartilha".
Para o presidente da CDL, Brenno Barreto, o projeto é uma grande satisfação e surgiu de uma união entre órgãos amigos. “Trata-se de um manual para os empresários em prol do comércio, podendo evitar incêndios e outras catástrofes. Sem essa união, o projeto não teria saído do papel”, diz.
Na ocasião, o vice-presidente da Acese, Robson Pereira, parabenizou a iniciativa dos órgãos parceiros. “É um momento de grande importância, pois o comerciante não quer estar à margem da lei, quer ser regularizado. É, sem duvidas, um marco, em que órgãos parceiros elaboram o caminho e traçam o roteiro”, ressalta.
Com informações do CBMSE