Celebrando um momento histórico para a arquitetura, o design e o paisagismo no estado, a 4ª CASACOR Sergipe abre as portas para o público nesta sexta-feira, 18 de setembro, às 16h. A mostra reúne arquitetos de diferentes estilos e gerações, e apresenta 35 ambientes inspirados no tema “De Presente, o Agora” e o lançamento da Casa do Artesanato Sergipano, além de proporcionar uma experiência gastronômica exclusiva.
A edição 2024 do evento marca a fusão da Mostra Aracaju com a renomada CASACOR, elevando ainda mais o nível da exposição que conecta as principais tendências mundiais do morar ao regionalismo e projeta os talentos sergipanos para todo o Brasil. Essa integração não apenas valoriza a identidade cultural do estado, como também reforça o papel de Aracaju como um polo de inovação na arquitetura, design de interiores e soluções paisagísticas.
A fusão da Mostra Aracaju com a CASACOR Sergipe é fruto do compromisso dos novos franqueados em repactuar o presente para inventar o futuro e proporcionar aos visitantes uma experiência cada vez melhor. “Graças à credibilidade construída ao longo da nossa história, à solidez da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina, ao talento e à dedicação de um elenco de peso, ao empenho dos fornecedores e à confiança dos patrocinadores, estamos entregando ao público uma edição memorável. Todos os espaços foram cuidadosamente projetados para promover uma imersão no belo e no ancestral, e suscitar reflexões sobre o passado e o legado que queremos deixar”, ressalta a arquiteta Mercês Souza, fundadora da Mostra Aracaju e integrante da atual diretora da CASACOR Sergipe.
O evento acontece até o dia 8 de dezembro na Rua Arício Guimarães Fortes, 454, no bairro Atalaia, em um imóvel próximo ao mar de Aracaju, cedido pela Constren Engenharia. A casa está aberta ao público de terça a sábado, das 16h às 22h (bilheteria até 21h30), e aos domingos e feriados, das 16h às 21h (bilheteria até 20h30). A venda de ingressos está disponível no site da CASACOR através do link https://appcasacor.com.br/events/sergipe-2024
Entre os ambientes, o Lounge Constren, projetado pelo arquiteto Gilvan Acciolli, convida o visitante a mergulhar na atmosfera náutica do Portillo Residence, empreendimento que será erguido pela construtora na área onde hoje acontece a CASACOR. Criado pelo arquiteto Wesley Lemos, o espaço Estesia Deca retrata o sonho de infância de criar e materializar a casa idealizada apenas no imaginário, como uma morada simples e singela, que ganha atmosfera de lar, acolhimento e bem-estar.
O Living Celi Mall, assinado pela arquiteta Renata Lopes, celebra a herança artesanal brasileira e tem a marcenaria fina e o trabalho manual dos grandes mestres artesãos como destaques. Já o espaço minimalista projetado pela arquiteta Lilia Duarte é inspirado na trajetória da Construtora Celi e acolhe uma grande escultura de Gil Apolinário que conecta o visitante às raízes culturais, à força e à colheita de bons frutos.
Além da imersão no belo e no ancestral, a CASACOR Sergipe proporciona experiências gastronômicas deliciosas. Projetado pelos arquitetos Marcelo Mabel e Vanessa Fernanda, do Sapê Concept, o Uçá Bistrô brinda o público com um menu especial do chef Cleiton Camargo e bebidas da cervejaria sergipana, em um ambiente inspirado nos manguezais. Já a cafeteria assinada pela arquiteta Lúcia Helena celebra a influência do tropicalismo na arquitetura brasileira e oferece ao público as delícias da doceria Doce Acaso. O acesso ao bistrô e à cafeteria é gratuito.
Casa do Artesanato
A CASACOR também é palco do lançamento da Casa do Artesanato Sergipano, iniciativa do governo do estado que visa a impulsionar o talento das artesãs e artesãos, e a desenvolver economicamente o setor. “Com a Casa do Artesanato, o artesão tem a oportunidade de comercializar sua peça por um preço justo, para que ele consiga encontrar novos mercados e possa efetivamente sobreviver a partir do seu talento. O espaço reúne o artesanato de qualidade, o melhor que é produzido aqui no Estado de Sergipe, que tem ganhado o Brasil e o mundo”, afirma Jorge Teles, secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe (SETEEM).
O gestor explica que em todas as oito regiões do estado (Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Agreste, Leste, Grande Aracaju, Centro Sul e Sul) haverá uma Casa do Artesanato Sergipano. Serão três modelos desenvolvidos em contêineres, como o apresentado na CASACOR 2024, e uma loja máster em Aracaju.