ARACAJU/SE, 30 de novembro de 2024 , 3:34:36

logoajn1

Católicos celebram Santos Óleos e Lava Pés nesta quinta

Da redação, AJN1

Os católicos celebram nesta Quinta-Feira Santa a unidade da Igreja e a instituição da Eucaristia. Na manhã de hoje (13), a partir das 9 h, na Catedral, é celebrada pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa,  a missa dos “Santos Óleos”. Durante a cerimônia sacerdotes e bispos renovam os votos prestados no dia da ordenação, e também são abençoados os óleos que serão utilizados nas cerimônias do batismo e crisma e na unção dos doentes. “Na missa da unidade, o bispo reúne todos os sacerdotes e o povo para celebrar a união da igreja. Este também é o momento em que o bispo e os sacerdotes renovam os votos sacerdotais. É um dia muito especial”, explicou o pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição (Catedral), padre Antônio Peixoto.

Segundo o sacerdote, às 17 h, também será realizada na catedral a missa do Lava Pés, que marca a instituição da Ceia do Senhor. A celebração também será presidida pelo arcebispo metropolitano. “Lava pés significa a Ceia do Senhor. A instituição da Ceia que recorda o serviço absoluto, a traição de Judas, o mandamento do amor e o sacerdócio. É um dia muito particular. Dia da Eucaristia e da unidade dos cristãos”, explicou o padre Peixoto.

Padre Peixoto ressaltou que a eucaristia é a celebração da Santa Ceia, da fraternidade, do amor e da unidade, do mandamento do amor. “Ama teu irmão como a ti mesmo. Jesus não pediu para amar o pai ou a ele mesmo. Disse: Amai-vos uns aos outros. A nossa vida seria transformada se nos amassemos de verdade. Se houvesse respeito de uns para com os outros, consideração”.

Ele lembrou que atualmente estamos indo de encontro a muitos valores e construindo a anti-fraternidade, o que se reflete na sociedade que ai está. “Isso é terrível para nós. Uma sociedade individualista, corrupta, egoísta, onde os valores estão jogados por terra. O valor da pessoa humana que é absoluto, um valor que não se pode medir, por ser incalculável o valor de cada um. Estamos banalizando cada vez mais. Ninguém vale nada, ninguém tem importância”, lamentou o sacerdote.

Na cerimônia de Lava Pés, a Igreja recorda o momento em que Jesus se reúne com os discípulo para última ceia e antes dela lava os pés de cada um deles. Neste momento Jesus se apresenta a sua missão e o seu serviço, iniciando a partir dali o seu calvário com a traição de Judas.

Você pode querer ler também