O patrimônio espeleológico do estado e sua importância para o meio ambiente e a história da região é o tema do evento “Conhecendo as Cavernas de Sergipe”, que acontece nesta quinta-feira (7), a partir das 9h30, no Ministério Público Federal. O evento é uma parceria entre o MPF e a Organização Não Governamental (ONG) Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe e contará com exibição de documentário, lançamento de livro e abertura de exposição fotográfica. A ação é mais um resultado dos trabalhos da Equipe de Espeleologia da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco.
Vídeo
A abertura do evento contará com a exibição do documentário “Expedição Centro da Terra”, realizado pela ONG e financiado pelo Fundo de Direitos Difusos (FDD). O vídeo tem 40 minutos de duração e mostra o trabalho da equipe no mapeamento e registro das cavernas de dez municípios sergipanos. Além das visitas às cavernas, o vídeo registra as ações de estímulo à preservação desses ambientes junto às comunidades do entorno das cavernas.
Na ocasião, também será lançado o livro “Sergipe Sob Nossos Pés – Cavernas e o Patrimônio Espeleológico”, que foi produzido pelo Centro da Terra também como parte do projeto financiado pelo FDD em parceria com os especialistas no tema Elias Silva, Eline Barreto, Éricka Almeida, Heleno Macedo, Christiane Donato, Mário Dantas e Jéssica Alecsandra, e tem projeto gráfico e diagramação de Patrícia Karin.
A publicação relata os achados do projeto e conta com uma versão ilustrada em três volumes: “Como se formam as cavernas”, “O que podemos encontrar nas cavernas” e “Qual a importância das cavernas”, que têm caráter educativo e distribuição gratuita dirigida a escolas, universidades, bibliotecas e órgãos governamentais de meio ambiente.
Imagens
O servidor do MPF Tiago Neves é um dos integrantes da equipe Espeleologia da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco. Durante o trabalho de campo, registrou em fotos as descobertas da equipe, liderada por Elias Silva, do Centro da Terra. Vinte dessas imagens serão exibidas no MPF a partir do dia 7, em exposição que estará aberta ao público até 19 de dezembro.
Segundo a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, o evento permite que se conheça um pouco mais as cavernas de Sergipe, por meio de vídeos, fotos, leitura e palestras. “É um estímulo para que as pessoas aprendam a apreciar a importância das cavernas no contexto da proteção ambiental”, destacou.
Convites – O evento tem vagas limitadas e o público que desejar ter acesso deve solicitar convite pelo email prse-ascom@mpf.mp.br.
Fonte: Ascom MPF