ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 20:32:25

logoajn1

Central de Flagrante começa a funcionar a partir de hoje

 

Da redação, AJN1

Com a implantação, a partir hoje (18), da Central de Flagrantes da Polícia Civil quem estiver na capital e Grande Aracaju e precisar registrar um Boletim de Ocorrência (BO) após às 18h terá que se deslocar até 3ª Delegacia Metropolitana (DM), no bairro Santos Dumont, onde também funciona a Delegacia Plantonista. Com a desativação da Plantonista Sul, que funcionava no anexo a 4ª Delegacia Metropolitana, a unidade passa a ser a única Plantonista.

A justificativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) é que a centralização dos flagrantes dará mais agilidade no atendimento as equipes da Polícia Militar (PM) possibilitando um retorno mais rápido dos militares para as ruas. Além disso, como a Central vai funcionar todos os dias 24h, ela vai desafogar as unidades metropolitanas que passam a se dedicar ao trabalho investigativo dos crimes registrados em suas áreas de atuação e ofertar um melhor atendimento a população.  A Central de Flagrantes tem como coordenador o delegado Ronaldo Marinho.

Outro lado

Se com a implantação da Central as equipes da PM, responsáveis pelas prisões em flagrante, irão retornar mais rápido ao patrulhamento das ruas e também haverá ganho do trabalho desenvolvido pelas unidades metropolitanas, para quem mora em localidades distantes do bairro Santos Dumont registrar um BO durante a noite ou aos finais de semana ficará mais difícil. Além do transtorno de ser vítima de algum crime, quem mora, por exemplo na zona de expansão, terá que se deslocar de um extremo a outro da cidade para comunicar a queixa.

Em gestões anteriores na SSP, a capital e Grande Aracaju já chegou a ter três Plantonistas – Centro e conjunto Augusto Franco, em Aracaju; e no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Nesse período, a explicação dada é que era preciso descentralizar o serviço para oferecer um melhor atendimento a população no caso do registro de Boletim de Ocorrência a noite, finais de semana e feriados.

Você pode querer ler também