Com o intuito de estimular a cultura da doação de sangue entre a população, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza mensalmente o programa de coleta externa. A primeira ação de novembro acontece nesta quarta-feira (13), das 8h às 16h, no Centro de Ensino Grau Técnico, localizado na Avenida Desembargador Maynard, em Aracaju.
Para a realização da coleta, a escola disponibiliza salas de aula, que são preparadas para que as pessoas possam fazer a sua doação. É importante salientar que o trabalho segue o mesmo fluxo de atendimento, realizado no Hemose, dividido em cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche do doador. Esses são os setores onde os indivíduos passam por testes e avaliação clínica, para verificar se estão aptos para doar sangue.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, as parcerias com empresas e instituições públicas e privadas visam a promover o acesso da população ao serviço, além da conscientização sobre a importância de se tornar um doador voluntário de sangue. “Trabalhamos para fidelizar o maior número possível de pessoas que atendem os critérios de saúde para fazer a doação. As parcerias desempenham um papel fundamental pela mobilização e incentivo. Um exemplo é a empresa disponibilizar a doação no local de trabalho ou ensino”, destacou.
Rede hospitalar
O sangue coletado no Hemose atende uma média mensal de 2.400 pacientes que realizam procedimentos de saúde, que requerem a infusão do sangue – sendo que 99% desse público é assistido por hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as unidades com serviços de Urgência e Emergência, destacam-se o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Hospital Cirurgia, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os hospitais regionais espalhados pelo estado.
Condições
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e comparecer ao serviço bem alimentado, portando um documento oficial com foto válido em todo território nacional.
Na noite anterior, o cidadão deve evitar alimentos gordurosos e ter um repouso mínimo de seis horas, além de não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, e evitar fumar por pelo menos duas horas.
Mais informações podem ser consultadas através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3225-8019.
Foto: Mário Sousa/SES