ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 10:25:53

logoajn1

Chega a 18 o número de municípios em situação de emergência

Da redação, AJN1

 

O Ministério da Integração Nacional (MIN) reconheceu nesta terça-feira (6), via publicação no Diário Oficial da União, mais um município sergipano em situação de emergência em virtude dos efeitos da seca e estiagem. Trata-se da cidade de Nossa Senhora de Lourdes, Sertão do Estado. 

 

Agora, com Lourdes inserido na lista, Sergipe passa a ter 18 municípios em calamidade hídrica, afetando 281.309 pessoas. São eles: Ribeirópolis, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Capela, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, São Domingos, Telha, Carira, Gracho Cardoso, Frei Paulo, Itabi, Macambira, Nossa Senhora Aparecida, Moita Bonita, Poço Verde e Simão Dias.

 

Mas a lista ainda pode aumentar. Além desses, mais um [São Miguel do Aleixo] já solicitou a homologação do Estado e deve ser reconhecido pelo Ministério nos próximos dias, de acordo com o boletim emitido pela Defesa Civil do estado de Sergipe. 

 

O reconhecimento federal permite o acesso as ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Uma delas é a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal.
 

Também é possível obter benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

 

Estiagem

 

De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, o clima quente e seco que castiga o Nordeste brasileiro deve continuar nos próximos meses. 

 

O meteorologista Overland Amaral confirmou que em algumas cidades sergipanas, principalmente do Agreste e do Sertão, os termômetros já chegaram a 43°C.

 

*Matéria foi modificada às 18h33 para correção do número de municípios afetados.

Você pode querer ler também