Um novo lote contendo 24.570 doses de vacinas da Pfizer acaba de chegar em Sergipe, enviado pelo Ministério da Saúde, na tarde desta sexta (25), segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a SES, todo quantitativo será destinado à primeira dose, o que possibilitará a ampliação da imunização dos sergipanos. Nesta quinta-feira (24), o estado recebeu duas remessas: a primeira com 31.200 doses CoronaVac (para primeira e segunda dose) e a segunda com 16.300 doses dos imunizantes da Janssen (dose única). Ao todo, Sergipe recebeu, entre quinta e sexta, 72 mil vacinas (CoronaVac, Janssen, Pfizer).
Com o quantitativo de vacinas da Janssen menor do que o previsto pelo Ministério da Saúde na semana passada, a SES disse que destinou esse primeiro lote para os 11 municípios com maior número de casos e óbitos por Covid-19, que são: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto, Estância,Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Laranjeiras, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.
A informação passada é que a distribuição para todo o território sergipano será realizada na manhã deste sábado (26).
O objetivo é retomar a vacinação da primeira dose e avançar na aplicação de D2 (segunda dose) nos municípios do interior e na capital sergipana.
Segundo a Secretaria, quase 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no estado (primeira e segunda dose). Ou seja, 736.365 sergipanos já tomaram a primeira dose e 220.590 já completaram a imunização. Isso significa, de acordo com a SES, que 31,8% da população já está vacinada com a primeira dose e 9,5% com a segunda.