Da redação, AJN1
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aumentou nesta terça-feira (25), a vazão média diária da usina hidrelétrica de Xingó, que fica entre os estados de Sergipe e Alagoas, de 800m³/s para 1.100³/s.
Essa medida visa melhorar a qualidade da água do rio e possibilitar a normalização do abastecimento de água potável para consumo humano. Cabe à Chesf avisar, com antecedência, às comunidades ribeirinhas e autoridades municipais sobre o aumento da vazão para não ocorrer acidentes.
SMS
Recentemente, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) pediu na Justiça que a Chesf seja obrigada a implantar um sistema de alerta por mensagens de texto por meio de telefones celulares (SMS), para informar a população ribeirinha sobre aumentos de vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó.
Segundo o MPF, o crescimento repentino do volume de água que a usina libera através das suas comportas aumentam a correnteza e o nível do rio, podendo causar acidentes como afogamentos, alagamentos e prejuízos materiais à população.
O sistema de alerta, via SMS, já está à disposição da comunidade ribeirinha. Para ativar a mensagem, basta enviar uma mensagem de texto com a palavra RIO para o número 27569.