ARACAJU/SE, 25 de abril de 2025 , 22:54:22

Chesf elevará vazão da usina de Xingó para 1.500m³/s a partir desta terça-feira, 20

Da redação, AJN1

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em atendimento às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), elevará, a partir desta terça-feira (20), a vazão média diária da usina hidrelétrica de Xingó de 1.300m³/s para 1.500m³/s.

A Chesf enviou mensagens de texto para as comunidades ribeirinhas, além de autoridades cadastradas no serviço de SMS para se resguardarem da elevação.

A hidrelétrica de Xingó fica entre os estados de Sergipe e Alagoas.

PLANEJAMENTO

Durante a 2ª Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco em 2024, ocorrida em janeiro, o Operador Nacional definiu as vazões a serem praticadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó nos meses de fevereiro e março. Em comunicado, a Eletrobras Chesf informou as mudanças que serão implementadas, com destaque para a hidrelétrica de Xingó.

No reservatório de Sobradinho (BA), a vazão de saída (defluência) será de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) ao longo de fevereiro, aumentando para 1.200 m³/s no próximo mês de março. Em relação ao reservatório de Xingó (AL/SE), a Chesf planeja liberar uma vazão de saída de 1.040 m³/s no mês atual, elevando para 1.100 m³/s no mês subsequente.

A Chesf ressalta que a situação hidrológica na bacia do Rio São Francisco está sendo constantemente avaliada, podendo haver ajustes nos valores mencionados conforme a evolução das chuvas na região. Além disso, eventuais modificações podem ser necessárias para otimização energética em outras regiões do país, sendo devidamente comunicadas às entidades envolvidas e à população local. As vazões praticadas estão em conformidade com a regulação vigente, diz a Chesf.

 

 

 

Você pode querer ler também