A Chevrolet vai paralisar a produção de sua unidade em Gravataí (RS), onde são feitos Onix e Onix Plus, entre fevereiro e março. Autoesporte apurou que a General Motors adotou tal medida porque tem fabricado mais carros do que a demanda. Além disso, ações similares podem ocorrer ao longo do ano.
Fontes ouvidas disseram ainda que, mesmo com a parada usual entre dezembro e janeiro, o pátio continua lotado. O número de veículos parados, inclusive, não difere tanto dos 20 mil que lá estavam nos meses de outubro e novembro.
Interlocutores também garantem que, em período normal de vendas, o estoque mínimo é composto por 7 mil unidades. Atualmente, a proporção entre hatch e sedã varia de 60% a 70% para o primeiro e entre 30% e 40% para o segundo.
Além disso, de acordo com a jornalista Giane Guerra, da Zero Hora, a montadora já comunicou que os funcionários terão férias coletivas e folgas remuneradas. No texto, afirma ainda que a “medida atinge os dois turnos” e também fornecedores de autopeças.
À publicação, Valcir Ascari, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, ressaltou que 5 mil funcionários serão afetados pela paralisação. Em 2024, vale lembrar, a GM também concedeu aos trabalhadores days off para ajustes na demanda e também por conta das fortes chuvas que caíram no Rio Grande do Sul.
Procurada por Autoesporte, a GM confirma que vai conceder férias coletivas na fábrica de Gravataí entre 17 de fevereiro e 7 de março. Para completar, salienta que haverá days off de 10 a 14 e no dia 17 de março. A companhia, que celebra 100 anos da sua chegada ao Brasil este ano, comenta que “as paradas são necessárias para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção”.
Vendas do Onix em 2024 e o futuro de Gravataí
Bom frisar que hatch e sedã da Chevrolet não tiveram o desempenho empolgante de outrora nas vendas. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix teve 97.503 unidades licenciadas em 2024. No ano retrasado foram 102.043 emplacamentos, ou 4,5% menos na comparação entre os períodos.
Por outro lado, 59.960 Onix Plus foram emplacados em 2024, contra 74.887 em 2023. No caso da variante sedã, portanto, temos uma queda acentuada de cerca de 20% nos licenciamentos.
Dos R$ 7 bilhões que serão investidos pela General Motors no Brasil até 2028, R$ 1,2 bi tem como destino a unidade de Gravataí (RS). Além de Onix e Onix Plus reestilizados, a fábrica será a grande responsável pela produção do novo SUV de entrada da Chevrolet.
Com o novo modelo, fontes têm a esperança de que as atividades se normalizem em Gravataí. Comentam, até, com certo otimismo, sobre a volta do terceiro turno – suspenso pela fabricante ainda à época da pandemia.
Mercado automotivo
A fábrica produz o modelo Onix, que perdeu a liderança de vendas nos últimos anos no país. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 97,5 mil unidades em 2024. No ano anterior, tinham sido 102 mil. Para se ter ideia, em 2019, antes da pandemia, foram comercializados 241,2 mil veículos Onix.
Ainda assim, a GM está investindo R$ 1,2 bilhão em Gravataí. O plano é modernizar o Onix e fabricar um SUV, como são chamados os utilitários esportivos.
Fonte: Autoesporte