ARACAJU/SE, 17 de agosto de 2025 , 21:59:14

Ciclone: Número de mortos em chuvas no RS sobe para 41

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na noite desta quinta-feira (7), um novo balanço do número de afetados pelas chuvas causadas pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o Sul do país nesta semana. O número de mortos, que no início da tarde estava em 39, subiu para 41. O número de desaparecidos também mudou, indo de 9 para 25.

Ainda segundo o governo do Rio Grande do Sul, o número de pessoas resgatadas até as 19h desta quinta-feira era de 3.037. No total, 122.992 foram afetados, sendo que 2.944 estão desabrigados e 7.607 desalojados. O número de feridos, por sua vez, é de 43.

Devido a catástrofe ambiental, o governo gaúcho cancelou os desfiles de 7 de Setembro em todo o estado. A passagem deste ciclone extratropical fez o Rio Grande do Sul superar a maior tragédia natural das últimas quatro décadas. Em junho, 16 pessoas morreram em decorrência de um fenômeno semelhante.

Veja abaixo uma relação de cidades afetadas e o número correspondente de óbitos.

  • Cruzeiro do Sul: 4
  • Encantado: 1
  • Estrela: 2
  • Ibiraiaras: 2
  • Imigrante: 1
  • Lajeado: 3
  • Mato Castelhano: 1
  • Muçum: 15
  • Passo Fundo: 1
  • Roca Sales: 10
  • Santa Tereza: 1

Abaixo, a relação de desaparecidos:

  • Arroio do Meio: 8
  • Lajeado: 8
  • Muçum: 9

Calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira. O mandatário também alertou, em entrevista coletiva, que mais mortes devem ser confirmadas na medida em que as equipes de resgate conseguirem avançar nos trabalhos. Ele descreveu como “cenário desolador” a destruição que viu nos sobrevoos feitos nas regiões mais atingidas.

— Isso nos toca e dói muito, mas estamos firmes aqui para dar todo o suporte necessário — afirmou Leite.

Boletim do Inmet divulgado na tarde desta quarta-feira confirma que os próximos dias serão de muita chuva no Rio Grande do Sul. Entre quinta (7) e sexta (8), a expectativa é de tempestades que acumulem entre 70 e 100 mm de água. As mesmas regiões afetadas pelo ciclone extratropical serão novamente atingidas.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também