Um avião com menos poluição sonora. Esse foi o estudo, liderado pelos inventores Micael Carmo e Fernando Catalano, que se tornou finalista do European Inventor Award 2024 – uma das premiações de invenções mais premiadas na Europa.
Os cientistas são responsáveis por estudos que contribuíram para a redução de ruído da nova geração do ‘E2’ – o jato comercial da Embraer, com sede em São José dos Campos (SP). Com a aplicação na prática, os ruídos foram reduzidos em 65%.
Além do barulho, os estudos aplicados pelos cientistas também conseguiram reduzir a emissão de gás carbono em até 25% na comparação com o modelo anterior da Embraer, o E1.
“Quando a gente diminui o consumo de combustível, a gente, ao mesmo tempo, está diminuindo as emissões do avião e aumentando o alcance, porque consome menos combustível. Isso quer dizer que os nossos aviões, quando fazem menos ruído, estão sendo mais sustentáveis”, explicou Carmo.
O estudo
Para a redução de 65% nos ruídos do E2, a dupla conduziu estudos que direcionaram modificações que incluíram melhorias aerodinâmicas nas superfícies de comando, nos trens de pouso, além de otimização da fuselagem.
A asa da aeronave também foi alongada com o objetivo de diminuir o ruído e o arrasto. Outro ponto foi a decisão de usar pontas de asa defletidas ao invés das ‘winglets’ (pequenas extensões verticais nas pontas da asa da aeronave).
O redesenho do profundor na cauda da aeronave, que ficou 26% menor do que o E1, e a remotorização também contribuíram para a redução de ruído e maior eficiência no consumo de combustível.
Os brasileiros representam mais de 200 pesquisadores da comunidade científica brasileira. Eles disputaram com outros 550 candidatos e são finalistas na categoria dos países não abrangidos pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO).
A escolha dos vencedores será feita por votação popular e será feita em 9 de julho, em Malta. A dupla brasileira disputa com outras duas equipes: uma norte-americana e uma japonesa.
Fonte: G1