Da redação, AJN1
A operação carro pipa foi ampliada por mais 30 dias para atender demandas do Alto Sertão sergipano. De acordo com o governo do Estado, serão contemplados os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Monte Alegre, através de investimento estadual de R$ 365 mil. Ao todo, 38 caminhões estarão disponíveis para atender a população em virtude da seca.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes disse que os cinco municípios que permanecem na operação pipa são prioritários por estarem em situação mais grave e porque as chuvas que ocorreram ultimamente não conseguiram recuperar a região. Ele também explica que o quesito utilizado para escolha das comunidades que vão receber a operação é a análise daquelas que não têm acesso a abastecimento por parte da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e só recebem água da natureza ou por meio de caminhões-pipa.
A Operação Pipa é realizada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).