Para dirimir dúvidas quanto ao consumo de água cobrado de cada usuário, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) disponibiliza aos seus clientes o serviço de aferição de hidrômetro (contador de água), feito mediante solicitação do interessado.
A checagem de hidrômetro está disponível para os clientes de todas as regionais – Grande Aracaju, Sertão, Norte, Centro-oeste, Sul e suas respectivas cidades vinculadas. Nas do interior, o gerente da regional retira o hidrômetro e leva para aferição na sede da Companhia, em Aracaju. As aferições de hidrômetros são feitas nas terças e quintas-feiras.
Caso o laudo emitido comprove que o hidrômetro não tem qualquer alteração, será cobrada taxa de R$ 222 a ser incluída na conta do usuário, podendo ser parcelada em até dez vezes. Por isso, é importante que, antes de solicitar o serviço da Deso, havendo dúvidas sobre alteração excessiva no valor da conta mensal, o usuário verifique se não existem vazamentos ou outras avarias que acabem por acarretar o aumento do consumo.
É o caso da senhora Valdir Neves Santos. A cliente da Deso recebeu uma conta de água com um valor diferente do usual. “Estranhei o valor alto, pois não tive nenhuma mudança na rotina da minha casa. Contratei um bombeiro hidráulico que fez uma inspeção no meu imóvel e não constatou nenhum vazamento dentro de casa. Por isso dei entrada na Deso com um pedido pra verificar o hidrômetro”, relata a cliente.
Segundo o coordenador da Hidrometria da Deso, Tiago Sanas, o cliente pode acompanhar a aferição do hidrômetro com a presença também de um técnico do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “São feitos cerca de 30 testes por dia, todos dentro dos critérios estabelecidos pelo Inmetro, e depois é emitido um laudo para o cliente”, explica.
De acordo com o fiscal do Instituto, Evanilson Alves Vasconcelos, o serviço de aferição de hidrômetros é 100% confiável, e recebe a certificação do instituto federal. “O hidrômetro chega lacrado, e verificamos se o lacre está de acordo com as informações do protocolo. Esperamos o usuário chegar até 8h30, se passar desse horário o processo é feito sem a presença do cliente. Nós retiramos o hidrômetro, é feita uma inspeção visual, e logo após o aparelho é instalado na bancada de aferição. São analisadas três vazões: nominal, transição e mínima. Para o hidrômetro ser aprovado ele precisa estar qualificado nas três vazões. Todo o procedimento é feito com acompanhamento fiscal do Inmetro”, garantiu.
Caso seja detectado problema no hidrômetro, o novo equipamento, devidamente aferido, que foi colocado no lugar do antigo ficará como oficial, e a conta de água é reemitida com base em nova média de consumo do período de cinco dias, a ser projetada para um consumo mensal. Nesse caso, o usuário não paga o serviço (aferição).
O cliente interessado em solicitar a aferição deverá procurar as lojas de atendimento da Deso, localizadas nos Ceacs do shopping Riomar, Rua do Turista, rodoviária José Rollemberg Leite, shopping Prêmio, para a Grande Aracaju, ou nos escritórios regionais.
Fonte: ASN