A cobrança da tarifa para a utilização do sistema de estacionamento Rotativo Aju recomeçou nesta quinta-feira (1º). Desde a implantação do sistema de compartilhamento de vagas no Centro da cidade, no dia 14 deste mês, a cobrança estava suspensa.
Os condutores que foram ao Centro Comercial da capital ainda não se acostumaram com a ideia. Alguns deles, nem se deram conta que o sistema voltou a funcionar hoje. Outros se queixaram com a ausência de alguns operadores para auxiliar, tirar as dúvidas.
Já o franelinhas aproveitaram para criticar a implantação do sistema. Eles alegam que serão prejudicados, já que a única forma de conseguir dinheiro para o sustento da família é pedindo gorjetas aos motoristas em troca de serviços de lava-carro e vigilância do veículo.
Durante o período de adaptação, somente as regras de utilização estavam em vigor, como o tempo máximo de permanência na vaga de 4h no ‘bolsão’ de estacionamento do Mercado e 2h nas demais áreas do Centro.
Para a utilização do serviço, o cidadão poderá comprar créditos avulsos pela internet, com os operadores do sistema ou nos pontos de venda de tíquetes, que funcionarão em estabelecimentos comerciais da região.
Ou poderá adquirir créditos por meio do aplicativo E-Aju, que possibilitará o cadastramento de mais de uma placa para o mesmo usuário e emitirá alertas com o tempo restante. Por meio do aplicativo, o usuário também terá informações sobre o saldo disponível, mapa com a localização das vagas e pontos de vendas de tíquetes.