ARACAJU/SE, 15 de agosto de 2025 , 10:29:37

Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa realiza 2ª edição da ‘Caminhada pela vida’

 

Alunos, professores e servidores do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, em Aracaju, aderiram em grande número à segunda edição da ‘Caminhada pela vida’, promovida pelo Conselho Escolar, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’. A ação ocorreu nesta sexta-feira (29), e percorreu as ruas do bairro Bugio para levar uma mensagem de apoio e acolhimento à comunidade do entorno da escola.

Antes de dar início à caminhada, o representante dos pais no Conselho Escolar, Claudivan Vieira, disse algumas palavras de apoio aos alunos e destacou a importância de a escola estar presente tanto na vida dos alunos, quanto na vida da comunidade de forma geral. “Nossa intenção é mostrar à comunidade do entorno que a escola está presente na vida de nossos filhos, mas também pode servir como rede de apoio às famílias da comunidade. Vamos realizar uma linda caminhada dizendo sim à vida e mostrando à comunidade que precisamos nos manter unidos, um apoiando o outro, para assim seguirmos fortes”, disse.

A diretora Deise Nascimento também expressou palavras de motivação. “Nossa caminhada objetiva levar para as ruas o que trabalhamos na escola durante o ‘Setembro Amarelo’. São temas relacionados à empatia, companheirismo, cuidado e atenção para aqueles que precisam de um olhar especial. Então, a caminhada serve para que a gente possa sair da sala de aula e levar essas informações e também um acolhimento à comunidade”, acrescentou.

Para a aluna do 8º ano do ensino fundamental, Annie Gabrielle Barreto Costa, de 13 anos, participar da caminhada pela vida foi gratificante. “Uma coisa que a gente sempre escuta é que nós somos especiais, mas não basta apenas falar; é preciso se sentir especial. Por isso, nós estamos aqui, para dizer às pessoas da nossa comunidade que elas são uma obra maravilhosa e que podem contar com a gente sempre que precisarem”, enfatizou a estudante.

A diretora de Educação de Aracaju, Gilvania Guimarães, aproveitou a ocasião para enfatizar a importância do ‘Programa Acolher’ na rede estadual de ensino. “Os psicólogos e assistentes sociais estão presentes em nossas escolas, realizando o acolhimento, ministrando palestras, dando um suporte aos professores e professoras, para que a gente possa cuidar uns dos outros e, assim, fortalecer o psicossocial de nossos estudantes”, considerou.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, marcou presença na caminhada pela vida, e durante sua fala fez questão de destacar a importância de uma boa gestão escolar. “A mobilização do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, em parceria com seu Conselho Escolar, é muito importante. Essa é uma escola proativa na integração dos alunos e na inclusão da comunidade. Nós da Seduc valorizamos esse tipo de intervenção, pois acreditamos que uma boa gestão escolar também garante uma boa educação de nossas crianças, pois transforma a educação inclusiva, a participação social e a preocupação com o bem-estar do próximo em ações concretas”, finalizou.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também