ARACAJU/SE, 19 de setembro de 2025 , 8:48:25

Com apenas 39,06% de alcance, meta de vacinação contra a poliomielite segue abaixo do esperado

Da redação, AJN1

Neste sábado, dia 7 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) realiza o Dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite (que causa paralisia infantil). De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, neste dia, 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 7h30 às 13h.

A meta é imunizar 95% do público alvo, isto é, cerca de 33 mil crianças de um a menores de cinco anos. Mas até essa quinta-feira, 5, apenas 12.991 crianças foram vacinadas, o que representa 39,06% do total, ainda muito abaixo do esperado, levando em consideração que a campanha foi aberta no início do mês passado.

“É aquela vacina da gotinha, que é para prevenir a paralisia infantil. Que os pais procurem manter a situação vacinal dos seus filhos atualizadas, porque, até hoje, muitas doenças não estão acontecendo em virtude dessas campanhas. Infelizmente, com a baixa procura, podemos ser surpreendidos com momentos de tristeza por ver crianças acometidas por doenças que poderiam ser prevenidas com as vacinas”, diz Ilziney

Vale frisar que as crianças de um a menores de cinco anos devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Já as crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, assim como a de sarampo, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 13 de novembro em todo o país. O prazo anterior era 30 de outubro.

Você pode querer ler também