ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 7:45:14

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Com Musk, Twitter vira caos e joga credibilidade no lixo

 

Foi pelo Twitter que o mundo ficou sabendo que forças especiais do governo dos Estados Unidos haviam matado, em 2011, Osama bin Laden, o terrorista saudita que arquitetou os ataques de 11 de setembro de 2001. Foi no Twitter que apareceram as primeiras informações sobre o ataque russo que derrubou o avião da Malaysian Airlines, em julho de 2014. Foi pelo Twitter que os ucranianos informaram sobre as primeiras vitórias contra os invasores russos, em 2021 e neste ano.

Isso tudo não foi obra do acaso. O Twitter foi escolhido para divulgar informações importantes porque era uma rede social que desfrutava de uma certa credibilidade, um bem intangível dificílimo de ser construído, mas que desmorona em segundos.

É o que está ocorrendo neste momento com o Twitter. A desastrada gestão de Elon Musk, dono da rede desde 27 de outubro, está jogando no lixo o tiquinho de dignidade que existia no Twitter –havia muita mentira também, mas isso nunca eliminou o fato de a plataforma ser o adulto na sala no mundo das redes sociais.

Se tivesse que escolher uma data para marcamuskr a degringolada da rede, seria o dia 11 de novembro. Foi na última sexta-feira (11) que um gaiato criou uma identidade similar ao do laboratório farmacêutico Eli Lilly, pagou US$ 7,99 para que ele tivesse o status de “conta verificada”, em oposição às contas em que não há garantia de nada, e divulgou a seguinte mensagem: “Temos o prazer de anunciar que agora a insulina é grátis”.

Insulina é uma questão de vida ou morte para diabéticos nos EUA, onde um frasco do hormônio artificial da Eli Lilly custa US$ 400 para quem não tem seguro-saúde (no Brasil, a insulina é fornecida de graça pelo governo). O Twitter foi avisado da barbaridade pelos usuários e pelo laboratório, mas, apesar da gravidade, demorou 6 horas para tirar a informação falsa do ar. Nesse período, a publicação da mentira sobre a insulina foi curtida por mais de 10.000 pessoas e retuitada por centenas. Foi o ápice de um processo que mostrou com inteireza o caos que Musk instaurou na administração do Twitter.

No início, achei que o caos tinha um método: desestruturar tudo, instaurar a confusão, tirar todos da zona de conforto e fazê-los trabalhar como mula de carga para depois aparecer como o salvador. Atualmente acho que reina o caos porque Musk não tem a menor ideia do que fazer com o Twitter depois que atacaram a sua ideia de liberar conteúdos sabidamente mentirosos ou falsos, o liberalismo mais primário possível.

Musk parecia sincero ao defender que o Twitter deveria aceitar conteúdos de políticos da extrema direita, como Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL). Ele próprio, que já apoiou democratas como Barack Obama, converteu-se ao conservadorismo. Daí para ele criar uma rede social sem moderação e sem filtros vai uma distância digna de ser coberta pela SpaceX, sua empresa de foguetes. O mercado publicitário, sobretudo grandes anunciantes como Unilever, Coca-Cola e Volkswagen, não querem veicular seus anúncios em ambientes em que há ataques racistas, discursos de ódio e mentiras sem ter fim, como escrevi na semana passada.

Musk e a equipe do Twitter repetem como papagaios que nada mudou em matéria de mediação com a nova direção à frente da rede social. Pena que os dados insistam em mostrar o contrário. Um levantamento feito nos Estados Unidos pelo Network Contagion Research Institute mostra que depois de Musk ter assumido o comando do Twitter cresceu 500% o uso de um termo extremamente ofensivo contra negros que os americanos nem ousam escrever (nigger). Muitos usuários anônimos disseram que as regras que baniam comentários racistas e discursos de ódio já não valiam mais sob a administração de Musk.

Ao repetir um discurso da extrema direita, de que mediação é uma forma de censura, Musk abriu as portas do inferno para o Twitter. Pesquisadores já haviam alertado que o simples fato de ele repetir o discurso da extrema direita já era um incentivo aos propagadores de ofensas. Musk preferiu fazer de conta que não era com ele.

O episódio da insulina já teve repercussões nas contas do Twitter. O laboratório Eli Lilly suspendeu a publicidade que veicula nessa rede. Só um dos braços do gigante farmacêutico gasta US$ 100 milhões ao ano com publicidade na TV e em meios digitais. Grandes anunciantes já haviam decidido sair do Twitter por causa da disseminação de discursos tóxicos.

É um futuro assustador para uma rede em que a publicidade representa 90% do faturamento. Musk disse numa reunião que não descartava a falência do Twiiter. Pode ser terrorismo de um empresário que adora se comportar como Nero. Com a debandada das grandes marcas e com uma gestão que não consegue criar nada de positivo, o Twitter parece ter mais passado do que futuro.

Fonte: Poder 360

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