Da redação, AJN1 Nesta segunda-feira, 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados. Considerada uma data importante para algumas religiões, principalmente a Católica, o dia rende homenagens aos que já partiram, com muitos cristãos se reunindo para rezar pelos falecidos, visitando os túmulos e oferecendo flores.
Este ano, a Arquidiocese não celebrará missas nos cemitérios para evitar aglomerações por conta da covid-19. Portanto, as homenagens nos locais devem ser breves. Ao contrário dos anos anteriores, a recomendação das autoridades sanitárias é que a população dê preferência às homenagens em casa.
Preparação em Aracaju
Durante a semana, que antecede a data, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju intensificou a limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.
Os serviços são executados de forma mais intensa no Cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, um dos maiores da cidade em número de sepultamentos. Cerca de 10 mil pessoas circulam pelo cemitério neste 2 de novembro.
Os demais cemitérios municipais são o ABC e o Helena Alves Bandeira, situados nos bairros Jardins e Atalaia, respectivamente.