Nesta quarta-feira (11), o governador Fábio Mitidieri se reuniu, no 28º Batalhão de Caçadores, com o comandante do Exército brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. O encontro teve caráter institucional e reforçou o diálogo entre o governo estadual e as Forças Armadas, buscando fortalecer a cooperação em áreas estratégicas para o desenvolvimento e a segurança de Sergipe.
Durante a visita, o governador afirmou que a presença do comandante no estado é um reconhecimento da relevância de Sergipe no cenário nacional. “A integração que existe entre o 28º BC, a sociedade sergipana e a família militar, assim como entre as nossas forças de segurança e as Forças Armadas, mostra que Sergipe é um dos estados mais seguros do Brasil por conta dessa união. Então, seja muito bem-vindo, comandante do Exército”, colocou o chefe do Executivo estadual.
Além disso, Fábio Mitidieri ressaltou o bom relacionamento entre a gestão local e o Exército brasileiro. “Para nós, sergipanos, é uma honra poder receber aqui no nosso estado o comandante-geral do Exército. Ele está aqui hoje em Sergipe, recebeu o título de cidadão, e tivemos agora uma solenidade linda aqui no 28º BC. Todos os sergipanos ficam felizes com a sua presença aqui, e esperamos que possa vir mais vezes ao nosso estado, agora como um ilustre sergipano, já que recebeu seu título de cidadão”, pontuou.
O comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou que, embora Sergipe seja o menor estado em termos de território, é um exemplo em muitos aspectos. “Eu me sinto muito honrado com a presença do governador de um estado tão organizado, tão civilizado. A gente enxerga que o Brasil é um país de somas e também de diferenças, e Sergipe é um estado que, apesar de ter um território menor, é um exemplo. Tem um povo muito acolhedor, querido, ordeiro, e oferece ao Brasil muitos exemplos de sucesso na administração pública”, disse o comandante, que foi homenageado com o título de cidadão sergipano pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
“Essa homenagem não é só para mim, é para todos os soldados que, ao longo dos anos, desde o início do século, vêm servindo nesta unidade. É uma honra muito grande”, agradeceu o general.
Homenageado
O general Tomás Paiva, nascido em 29 de setembro de 1960, em São Paulo, incorporou-se ao Exército Brasileiro em 1975 e ascendeu ao posto de comandante do Exército em 21 de janeiro de 2023. Ao longo de sua carreira, realizou diversos cursos, incluindo o de paraquedismo e gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, além de ser Professor Honoris Causa da Academia de Guerra do Equador. Ele ocupou funções de destaque como comandante de unidades militares, assessor militar no Equador, e participou de missões importantes, como no Haiti e na operação de pacificação no Complexo do Alemão e Penha, no Rio de Janeiro.
Além disso, foi comandante de várias instituições militares, como a Academia Militar das Agulhas Negras e o Batalhão da Guarda Presidencial, além de chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército. Ao longo de sua trajetória, foi agraciado com diversas condecorações, tanto nacionais quanto internacionais.
Foto do governador com o comandante: Arthur Soares