ARACAJU/SE, 20 de fevereiro de 2025 , 17:36:16

logoajn1

Comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro recebe Título de Cidadão Sergipano

 

O general do Exército Brasileiro, Maurílio Miranda Netto Ribeiro recebeu na tarde desta segunda-feira (17) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. A autoria é do deputado Luciano Bispo (PSD). Nascido na cidade do Rio de Janeiro, ele assumiu em janeiro de 2024, o Comando Militar do Nordeste (CMNE), no lugar de Kleber Nunes de Vasconcellos.

Maurílio Ribeiro é filho de Maximílio Netto Ribeiro e Deize Miranda Netto Ribeiro. é casado com Marciane Adriana e tem quatro filhos. Entrou para o Exército em 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende (RJ) tendo sido declarado aspirante da área de artilharia, em 1986. Realizou diversos cursos militares de paraquedista, aperfeiçoamento de oficiais, direito internacional dos conflitos armados e MBA em logística empresarial, na Fundação Getúlio Vargas.

Como oficial subalterno e intermediário, desempenhou todas as funções que lhe foram delegadas, além de ter sido instrutor da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, sediada no Rio de Janeiro. E como oficial superior, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; assessor de defesa antiaérea, no Comando de Defesa Aereroespacial Brasileiro, em Brasília; comandante do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército; oficial de operações do Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza; assessor militar na Junta Interamericana de Defesa (JID), nos Estados Unidos; e assessor de Defesa no Ministério das Relações Exteriores.

Honra e gratidão

Para ele, receber o Título de Cidadão Sergipano é motivo de honra e gratidão. “Estamos muito felizes e muito honrados com essa enorme distinção concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe com a iniciativa do deputado Luciano Bispo; que soa para nós como uma homenagem ao Exército Brasileiro, instituição formada por homens e mulheres que dia após dia,atuam se preparando para atender a toda e qualquer demanda da nação brasileira, em estado de disponibilidade permanente, prontos para atender a qualquer chamado da sociedade em todas as áreas que precisar. Nós estamos muito satisfeitos com essa homenagem; um belíssimo gesto de nobreza institucional da parte da Alese, na medida que reconhece o valor dessa instituição, que não pertence aos aos homens fardados de verde oliva, mas um patrimônio da nação brasileira. Agradeço à Assembleia Legislativa de Sergipe por ter conferido a mim esse Título de Cidadão Sergipano, que haverei de carregar com muita honra e direi que sou sergipano, além que carioca”, ressalta destacando o gesto de nobreza institucional por parte da Assembleia Legislativa.

O general Maurílio Ribeiro observou que o Comando Militar o Nordeste é o maior representante do Exército na região.

“É responsável por todas as tropas que estão sediadas do estado da Bahia até o estado do Piauí, passando por Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Apenas o Maranhão não está na minha área de jurisdição; ao todo são 77 organizações militares e mais 51 tiros de guerra. Aqui no estado de Sergipe temos dois tiros de guerra (em Lagarto e Estância); esperamos muito em breve aumentar o número. Pra nós o Comando Militar do Nordeste tem uma responsabilidade muito grande, que é de honrar o valioso legado do heróis de Guararapes, que no ano de 1648, atuaram para expulsar o invasor estrangeiro marcando ali o nascimento da nossa pátria. Eu digo que o Nordeste é a origem do Exército Brasileiro e este ano, dentre muitas contribuições, estamos completando 80 anos da atuação da Força Expedicionária Barsileira nos campos da Itália, momento em que o Brasil e as Forças Armadas reafirmaram o inalienável compromisso com a defesa da democracia, a paz e segurança no mundo. Foram mais de 25 mil pracinhas, dentre eles, 192 sergipanos, que assumiram esse compromisso”, relembra.

O comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Ricardo Pereira Barreto, destacou a homenagem. “O comandante da nossa cadeia de comando está sendo homenageado e consequentemente essa homenagem para o Exército Brasileiro é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito no Nordeste e no estado de Sergipe. Pra nós é um dia de alegria, de celebração e uma grande honra”, ressalta. enfatizando ser uma grande oportunidade de estreitar os laços e parceria entre o Exército e a Alese.

Reconhecimento da Alese

Segundo o deputado Luciano Bispo, a entrega do Título de Cidadania Sergipana é o reconhecimento da Casa Legislativa. “A Assembleia é a casa dos sergipanos e está reconhecendo um homem que faz muito pelo Exército Brasileiro, em especial no estado de Sergipe, com uma atuação muito proveitosa pra nós a exemplo da recuperação das estradas e do fornecimento de água por meio dos carros-pipas e da segurança. Nós sempre estamos aqui prestigiando e honrando as pessoas que fazem muito por esse estado e pelo país. A Assembleia se sente orgulhosa de tornar o general Maurílio, sergipano de fato e de direito”, enfatiza.

No discurso de saudação ao homenageado, o deputado Paulo Júnior (PV) afirmou: “Sua brilhante carreira militar é marcada pelo compromisso inabalável com a pátria, pela defesa da soberania nacional e pelo incansável zelo na preservação da ordem e da segurança. Como comandante militar do Nordeste, eu trabalho tem sido fundamental para fortalecer a presença do Exército em Sergipe, estreitando laços com a sociedade e promovendo ações que beneficiam diretamente nossa população. Ao longo de sua carreira militar exemplar, o general Maurílio Ribeiro demonstrou um profundo compromisso com a segurança, o desenvolvimento e o bem-estar da população, especialmente durante sua atuação como comandante, contribuindo significativamente para o fortalecimento das ações do Exército Brasileiro em Sergipe, promovendo a integração entre as forças militares e a comunidade local, além de incentivar projetos voltados à cidadania, educação e apoio social”.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o desembargador Etélio Prado de Carvalho Júnior, disse que o TJSE se fez presente na Sessão Especial “para testemunhar a importante honraria pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo o general Maurílio Ribeiro”.

A Mesa Diretora foi formada na Sessão Especial pelos deputados Luciano Bispo e Paulo Júnior; o homenageado, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Ricardo Pereira, o comandante da 6ª Região Militar, general André Luiz Aguiar Ribeiro, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de fragata, Alexandre Almeida Gomes Ferreira e o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Etélio Prado Júnior.

No plenário, autoridades a exemplo do ex-vereador e ex-deputado federal Mendonça Prado, o prefeito de Propriá, Luciano de Menininha, o vereador por Aracaju, Alex Melo, o secretário geral da Mesa Diretora, Igor Albuquerque, os desembargadores Osório Ramos e Artêmio Barreto, o coordenador das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), Marcelo Gerard, coronel Maria Souza, representando o Corpo de Bombeiros, entre outras. Nas galerias, oficiais e soldados do 28º Batalhão de Caçadores e da Marinha.

Fomte: Agência Alese

Você pode querer ler também