A Comissão Eleitoral do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) entregou, nesta segunda-feira (21), ao governador do estado, Fábio Mitidieri, a lista com o nome do membro mais votado para o cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2024/2026.
Os membros do Ministério Público de Sergipe indicaram, através de votação, na sexta-feira (18), o promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior para a função de procurador-geral de Justiça. A lista, que poderia contar com até três nomes, foi formada apenas com o nome de Nilzir Soares Vieira Junior, candidato único no pleito.
Os integrantes da Comissão – o procurador-geral de Justiça, Dr. Manoel Cabral Machado Neto (presidente) e os procuradores de Justiça Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça e Rodomarques Nascimento – estiveram no Palácio dos Despachos acompanhados do promotor de Justiça e do presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Luis Fausto Dias de Valois Santos. Também estiveram, durante a entrega, o procurador-geral do estado, Carlos Pinna Junior; o diretor-presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade; e o secretário especial de Governo (Segov), Cristiano Barreto Guimarães.
Seguindo a lei, o governador tem o prazo de até 15 dias para nomear o chefe da instituição para o novo biênio.
“Concluímos com êxito o trabalho da Comissão Eleitoral, realizando a entrega da lista ao governador, a quem compete escolher o próximo procurador-geral de Justiça. Desta vez, tivemos um único candidato, o promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior, o que demonstra a confiança e a unidade dentro da instituição em torno de sua liderança. Doutor Nilzir já demonstrou sua competência à frente de diversas promotorias e cargos de gestão do Ministério Público, e temos a certeza de que, com seu compromisso e dedicação, a instituição seguirá fortalecida e em pleno desenvolvimento”, avaliou o presidente da Comissão Eleitoral, Manoel Cabral Machado Neto.
O governador Fábio Mitidieri complementou. “Isso é importante para termos um MP forte, atuante e independente, cumprindo suas funções e representando a plena democracia. Mesmo com a lista tendo apenas um nome, recebemos aqui o devido encaminhamento, e seguiremos com todo o processo normalmente. Tenho certeza de que o promotor Nilzir Soares Vieira Junior fará um grande trabalho à frente da instituição”, finalizou.
Fonte: Núcleo de Comunicação MP-SE