Da redação, AJN1
O Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE) do Estado, liderado pelo governador Belivaldo Chagas, vai se reunir na tarde desta quinta-feira (21) para avaliar o cenário da pandemia da covid-19 em Sergipe e decidir se serão decretados os tradicionais pontos facultativos referentes ao período do Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, segunda, terça e quarta-feiras respectivamente. A última reunião do grupo ocorreu no dia 7 de janeiro.
O superintende de Comunicação do Governo, Givaldo Ricardo, adiantou que, por motivos óbvios, o Governo não patrocinará e nem autorizará festas de grande porte nesses períodos. “Um dos temas da reunião de hoje refere-se aos pontos facultativos do Carnaval. O Comitê, avaliando os números, vai dizer ao Estado qual é a condição ou ambiente para o Carnaval. Podemos adiantar que a situação atual não permite a realização de eventos, ou grandes festas carnavalescas. Todas as festas patrocinadas pelo poder público, por exemplo, estão devidamente proibidas, nem os os municípios ou o próprio Estado podem realizar festas de Carnaval. O que vamos tratar hoje é especificamente as autorizações dos pontos facultativos ou não, e o Comitê vai orientar o governador”, salientou.
Givaldo destaca ainda que o Estado recebeu, recentemente, uma comissão de artistas ligados à música para discutir, além da realização do Carnaval, outras medidas de flexibilização do exercício da profissão. “Eles estão contribuindo, dando sugestões, as quais serão avaliadas. Por exemplo, eles pedem aumento da quantidade de músicos nos palcos, hoje a permissão é de apenas dois músicos em ambientes fechados, também querem que a capacidade de aumento do público, de 50 pessoas (praticada hoje) para 200 pessoas. Tudo isso será avaliado mediante cautela, observando os números, os prognósticos, leitos de UTI, taxa de contágio, ocupação de leitos de enfermaria, todo um panorama será avaliado”, reforça.