Alguns postos de gasolina adulteram o combustível para vendê-lo por um preço menor, o que acaba reduzindo também sua qualidade. Consequentemente, a gasolina adulterada diminui o desempenho e dirigibilidade e pode provocar falhas no funcionamento do motor e até representar riscos à segurança.
Felizmente, existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar o combustível que teve adição de outras substâncias.
Como identificar gasolina adulterada
Normalmente a adulteração da gasolina é feita com a adição de etanol acima do que é especificado por lei, solventes, querosene, diesel ou outros. Portanto, somente através de uma análise química feita por profissionais pode dizer com certeza que trata-se do combustível alterado, então para isso você teria que contratar um serviço especializado. Porém, atente-se a essas questões e evite abastecer caso suspeite da pureza da substância.
Se o valor da gasolina estiver excessivamente baixo já é um motivo para desconfiar do local, outro ponto para ficar em alerta é o odor. Caso você note que o cheiro da gasolina está diferente , muito forte ou desagradável, isso pode indicar a adulteração. Além disso, o desempenho prejudicado e consumo excessivo de combustível são indícios que o abastecimento foi feito com uma substância adulterada.
Visualmente é bem difícil afirmar se o combustível está puro ou não, então tente sempre abastecer seu veículo em um posto confiável e guardar a nota fiscal que comprove o abastecimento.
O que fazer se a gasolina for adulterada?
Se você abasteceu seu carro e confirmou que o combustível teve a adição de outros componentes, você precisa esvaziar o tanque do veículo . Você pode ir até uma oficina de confiança ou retornar no posto onde adquiriu a gasolina adulterada e pedir para que façam o serviço sem custos. Por isso a importância da nota fiscal.
Em seguida, você pode solicitar a devolução do seu dinheiro ao posto de gasolina. Caso o local se recuse a devolver, procure o Procon e registre uma denúncia.
Fonte: IG