O programa Computadores para Inclusão já doou 759 equipamentos de informática a Sergipe desde sua criação, em 2010. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações, atendeu 91 pontos de inclusão digital no estado, com foco em escolas públicas.
Além das doações, o programa realizou 2.694 formações em Sergipe por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os cursos são voltados à capacitação em informática e manutenção de computadores e celulares, com objetivo de qualificar jovens para o mercado de trabalho.
Em todo o país, o Computadores para Inclusão já distribuiu 70 mil computadores para escolas públicas, associações e projetos sociais. Segundo o Ministério das Comunicações, a iniciativa beneficiou mais de 700 mil pessoas, por meio do letramento digital e da capacitação profissional em tecnologia.
O programa funciona com base no reaproveitamento de equipamentos descartados por órgãos públicos. Os computadores são recondicionados nos CRCs e destinados a escolas, associações, centros socioeducativos, unidades prisionais, comunidades indígenas e quilombolas, além de áreas rurais e remotas.
A ação também tem impacto ambiental. De acordo com o ministério, os CRCs já garantiram a destinação adequada de mais de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos, o equivalente a 1,2 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.
Fonte: Secom PR





