ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 2:05:26

Conheça algumas dicas para pessoas que sofrem com dores crônicas

O Carnaval está chegando e muita gente aproveita o período para curtir as tradicionais festas ou para viajar, incluindo aqueles indivíduos que sofrem com dores crônicas, como dor na lombar, osteoartrite de joelho, fibromialgia e enxaqueca. Porém, essas pessoas frequentemente têm receio de se movimentar e podem acabar deixando de curtir a folia, com medo de que a dor piore.

No entanto, as dores crônicas não devem ser um motivo para que o Carnaval não seja aproveitado e a recomendação é sempre o equilíbrio. “Respeite os seus limites e se permita curtir o carnaval juntamente com suas amizades e/ou familiares, se assim desejar”, orienta Thaís Pereira, fisioterapeuta e professora da Estácio Sergipe. “Participar de momentos de lazer e interagir com outras pessoas acaba melhorando o nosso estado emocional e isso também contribui para a diminuição da intensidade da dor”.

A especialista destaca também algumas dicas essenciais para quem quer curtir as festas sem que a dor atrapalhe. “Use roupas e calçados confortáveis nos bloquinhos de rua; se for viajar, mantenha uma alimentação equilibrada; ao se expor ao sol, use protetor solar e se hidrate bastante; se dançou e pulou muito, reserve momentos de descanso e de sono restaurador; evite exageros, como o excesso de álcool”, recomenda Thaís.
A fisioterapeuta dá ainda um conselho valioso para manter a saúde em dia quando o feriado acabar: “Após a folia, retome normalmente a sua prática de terapias e/ou exercícios físicos”.

Você pode querer ler também