Conselho Regional de Psicologia-CRP19 em Sergipe criticou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado (HCTP). Em precárias condições estruturais e de atendimento aos 70 internos, o CRP19 pede o fechamento da unidade.
“Não há paliativo para os problemas estruturais do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe. A medida seria fechar o HCTP e investir no programa de ressocialização junto à rede de atenção psicossocial”, diz Alan Santana, Conselheiro do CRP-19.
Segundo ele, apenas duas psicólogas acompanham os detentos nas atividades das oficinas de higiene e arte terapia. Mas a falta de estrutura compromete o tratamento.
De acordo com a diretoria do HCTP, a Secretaria de Estado da Justiça pretende reformar a unidade, mas ainda não há data prevista para o início das obras.
Inspeção
Em 2015, o Conselho Regional de Psicologia-CRP19, coordenou o trabalho de inspeção ao HCTP. “No ato da inspeção dos manicômios, percebemos claramente que a maioria vivencia a experiência de internação no hospital de custódia, justamente, por não fazer o tratamento. Pela falha dessa própria rede, ainda muito deficitária”, disse.
Ainda de acordo com o Conselheiro, a ampliação da cobertura da rede de atenção psicossocial geraria profundas mudanças nesse cenário.
“O problema de Sergipe é que, no interior do estado, muitos lugares não têm essa rede estruturada. Não há CAPS em todos os municípios. Mas se faz urgente, tanto para o tratamento quanto para própria prevenção”.