A programação especial do mês de maio do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) segue ampla e aberta ao público. Todos os eventos são gratuitos e inteiramente produzidos pela comunidade escolar, reafirmando o papel do Conservatório como um espaço vivo de aprendizado e expressão artística.
Entre as atrações já realizadas, os destaques foram a exposição ‘O Patrimônio Vivo em Imagens’, na Sala Villa-Lobos, o recital da orquestra de violões e o concerto ‘Família Êh! Família Ah!’, que reuniu o grupo pedagógico de canto e coral, as crianças do curso de musicalização infantil e o Coral Sintonia da Escola de Artes Valdice Teles.
Nos próximos dias, o público poderá acompanhar o recital de flautas, recital de voz e violão, o concerto da Orquestra Sinfônica Aprendiz (Orsa) com o tema Brasil Orquestral, oficina para bebês e recital de piano, que encerrará a programação.
O diretor do CMSE, Heitor Mendonça, destacou a diversidade das ações. “Teremos apresentações de alunos, oficinas musicais e oficinas para bebês, ou seja, uma programação pensada para envolver diferentes públicos e valorizar os talentos formados dentro da escola”, afirmou.
Uma das principais atrações da programação será o concerto da Orquestra Sinfônica Aprendiz, no dia 14 de maio. Parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a apresentação possui o tema “Brasil Orquestral” e marca o primeiro concerto do ano da orquestra. O repertório homenageia o compositor que dá nome à Sala Villa-Lobos, além de outros grandes nomes da música brasileira, como Carlos Gomes, Guerra-Peixe e Nepomuceno.
O concerto propõe uma viagem sensorial pelo Brasil: o canto dos pássaros na floresta amazônica, o barulho da Maria Fumaça, cantigas de roda, danças folclóricas nordestinas e a riqueza rítmica herdada dos negros escravizados, que transformaram suas dores em cultura. A regência será do maestro James Bertisch.
Outro destaque foi o concerto ‘Família Êh! Família Ah!’, realizado para celebrar os laços de afeto que formam a grande família do Conservatório — entre alunos, professores, funcionários, pais, mães, avós e tios. No repertório, haverá músicas de Ana Vilela, Marisa Monte, Belchior, entre outros artistas da Música Popular Brasileira (MPB).
“Tivemos no palco da Sala Villa-Lobos apresentações das crianças da musicalização, estudantes dos cursos técnicos e dos cursos FICs, participação dos professores do CMSE e o Coral Sintonia da Escola de Artes Valdice Teles. Foi uma noite especial. A casa estava cheia de alegria e música boa”, ressaltou a coordenadora do Conservatório, professora Kadja Emanuelle.
Sala Villa-Lobos
A Sala Villa-Lobos, parte do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), foi reformada e reaberta em março de 2024, fruto de um investimento total de R$ 3.794.248,20. A sala passou por uma completa modernização, e recebeu um auditório que conta com 277 lugares, acessibilidade e acústica de alta qualidade. É reconhecida como uma das melhores salas da América Latina.
Além disso, toda a sala ganhou revestimento em carpete. Velhos tubos de ar-condicionado foram substituídos por novas instalações e foi feita revisão das instalações elétricas. Também foram instalados corrimão e guarda-copos, e foi posta em prática a execução de acesso à arquibancada com sinalização dos degraus, reforçando o compromisso com a acessibilidade ao público.
Programação completa
10/05, 10h – Recital de Flautas – Orientação: Prof. Me. Erica Rodrigues.
12/05 – Recital a Voz e o Violão – Orientação: Prof. Me. Jackson Trindade e Prof. Me. Diego Lima.
14/05, 20h – Concerto ORSA – Tema: Brasil Orquestral – Regência: Maestro James Bertisch.
16/05 – Oficina para bebês com a Professora Simone Lima.
22 e 23 /05 – Semana do Áudio.
29/05, 18h – Recital de Piano.
A programação completa pode ser conferida em www.cmse.com.br