A Copa do Mundo do Catar vai ser bem diferente das demais edições. Não só por ser realizada pela primeira vez em um país do Oriente Médio, mas também pelo calendário dos jogos. Tradicionalmente, as partidas são disputadas no meio do ano, porém, desta vez serão realizadas entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. O que não deve mudar é a paixão do brasileiro pela seleção canarinho — e por fazer compras.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, em parceria com a Ipsos, 68% dos brasileiros pretendem comprar pela internet algum produto para o Mundial. As categorias mais desejadas são roupas e calçados, alimentos e bebidas e tecnologia.
No caso dos artigos esportivos, foram realizadas mais de 52 mil buscas por roupas de futebol, sendo que nove em cada 10 compradores pretendem adquirir camisas de seleções. Brasil, Alemanha, Portugal e Inglaterra estão entre as mais cobiçadas.
Outro dado importante é que, como nove em cada 10 espectadores pretendem assistir aos jogos em casa, há predileção nas buscas por produtos de uso doméstico. O estudo aponta que, dentro da categoria de tecnologia, seis em cada 10 consumidores pesquisaram itens como refrigerador ou eletrodoméstico. A cervejeira, por exemplo, é o oitavo termo mais buscado em refrigeração.
Já no que se refere a alimentos e bebidas, o estudo indica que 79% dos entrevistados pretendem ir às compras e que os itens preferidos para acompanhar os jogos são cervejas, refrigerantes, snacks e itens de churrasco.
“Os dados demonstram que o brasileiro está se programando para o campeonato e, pensando nisso, marcas e vendedores já se preparam para atingir mais consumidores no período e aumentar suas vendas”, afirma Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.
Fonte: Valor Econômico