A FIFA abriu nesta segunda-feira (11) o processo de inscrição para o programa de voluntários da Copa do Mundo da FIFA 26™. Essa comunidade única vai ajudar a dar vida a um torneio que une três países e bilhões de corações pelo mundo.
Com cerca de 65 mil voluntários previstos, esta será a maior ação de voluntariado já realizada pela FIFA. O novo formato do torneio, com 48 seleções e atividades espalhadas por 16 cidades-sede durante seis semanas, exige um esforço massivo da Comunidade de Voluntários da FIFA (que já conta com mais de 1 milhão de membros) para apoiar a organização do maior Mundial da história. Eles atuarão em 23 áreas funcionais, tanto em locais oficiais quanto não-oficiais, como estádios, centros de treinamento, aeroportos, hotéis e muito mais.
“Os voluntários são o coração, a alma e o sorriso dos torneios da FIFA”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “Eles têm a oportunidade de mostrar o orgulho local, ver de perto os bastidores do torneio e criar memórias e amizades para a vida toda, enquanto ajudam a realizar um evento histórico. Esperamos que muitas pessoas se juntem a nós para receber o mundo na América do Norte em 2026.”
Com milhões de torcedores esperados no Canadá, México e Estados Unidos, a FIFA busca voluntários apaixonados e dedicados para tornar essa Copa do Mundo inesquecível. Os voluntários representam sua cidade-sede, compartilham sua cultura com visitantes de todo o planeta e ajudam a criar a atmosfera única da Copa do Mundo.
“Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento não só para a FIFA, mas para minha cidade”, disse Craig Collins, que foi voluntário na Copa do Mundo da FIFA 1994™ e no Mundial de Clubes da FIFA 2025™ em Atlanta, tornando-se oficialmente o voluntário de número 1 milhão da comunidade da FIFA, em abril de 2025. “Estou empolgado para me inscrever para 2026 e espero mostrar minha comunidade ao mundo mais uma vez.”
A FIFA aceita voluntários de todas as origens e habilidades, reunindo pessoas de diferentes estilos de vida para celebrar o futebol. Estudantes, aposentados, estreantes ou veteranos: todos podem participar, desde que sejam unidos pela paixão pelo esporte, pelo voluntariado e pela comunidade.
Não é necessário ter experiência anterior. Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 18 anos na data da inscrição, estar legalmente apto a atuar como voluntário no país-sede e ter bom domínio de inglês. No México, inglês e espanhol são recomendados; no Canadá, o francês é um diferencial. Além das línguas já citadas, outros idiomas são diferenciais importantes para receber bem torcedores do mundo inteiro.
As inscrições já estão abertas em fifaworldcup.com/volunteers.
Os aprovados serão convidados para as peneiras da equipe de voluntários, previstas para começar em outubro de 2025, seguidas pelo treinamento em março de 2026. A Copa do Mundo da FIFA 26™ começa no dia 11 de junho de 2026, na Cidade do México.
Fonte: FIFA