O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) tem um novo comandante. Trata-se do coronel BM José Erivaldo Mendes. A cerimônia de posse aconteceu ontem (6), no quartel central de Aracaju, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário de Estado de Governo, Benedito de Figueiredo. O novo comandante assume o lugar deixado pelo coronel BM Eduardo Carlos Santos Pereira, que estava no cargo desde 25 de dezembro de 2016.
O coronel Mendes atuava como diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) da Secretaria de Estado da Inclusão Social desde 2009. No Corpo de Bombeiros, o novo comandante geral já atuou como comandante do 2º SG/1ºGBM, chefe da Assessoria de Comunicação Social, comandante do antigo Subgrupamento de Atendimento Pré-Hospitalar (SGAPH) e subcomandante do 2º GBM.
Em seu discurso, o comandante ressaltou que o principal objetivo da gestão que se inicia é interpretar os anseios dos bravos soldados do fogo e melhorar a prestação de serviço da instituição à sociedade sergipana. “Hoje é o dia mais esperado da minha trajetória profissional, dia em que chego à função de comandante geral, a mais importante da instituição que sirvo há 24 anos e pela qual nutro muito respeito e admiração. Faremos uma gestão onde contaremos com a participação de todos, oficiais e praças, sempre com um perfil humano e respeitoso. Tenho o meu compromisso de trabalhar incansavelmente para manter a instituição no mais alto nível de avaliação, tanto para a sociedade sergipana, quanto dos bravos soldados do fogo’, afirma o coronel Mendes.
Na oportunidade, o comando do CBMSE fez uma homenagem aos coronéis Eduardo Carlos Pereira, Joaquim Eugênio e Josué Bezerra, que passam para a reserva remunerada. Foi entregue uma placa de agradecimento, reconhecendo “as décadas dedicadas à nobre missão de salvar vidas e bens, elevando o nome da corporação e promovendo a proteção da sociedade sergipana”. Durante a formatura, também foi anunciado pelo comandante que o Governo do Estado assegurou, ainda para este ano, a preparação de edital para realização do concurso para soldados do Corpo de Bombeiro no início de 2018, visando solucionar a questão do deficit de pessoal.