Da redação, AJN1
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM-SE) emitiu alerta aos banhistas do litoral sergipano no tocante aos cuidados com as caravelas-do-mar, animais marinhos pertencentes ao grupo dos cnidários, e são constantemente confundidas com outro integrante do grupo: as águas-vivas.
Profissionais formados em oceanografia afiram que o contato com a caravela-portuguesa é altamente perigoso, pois pode causar queimaduras de até 3º grau, devido aos seus tentáculos, que liberam uma substância extremamente urticante. A orientação é de que, ao avistar uma caravela-portuguesa na praia, não chegar perto.
“É preciso estar atento para evitar o contato, porque os tentáculos desses animais liberam toxinas, inclusive quando eles estão já na areia, especialmente com relação a crianças”, afirmou o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), major Márcio Caldas.
Ainda de acordo com o major, a maior incidência de caravelas está relacionada ao período de reprodução da espécie, além da chegada de correntes frias no Litoral. “Nesses casos, a indicação é lavar com vinagre ou a própria água do mar para aliviar os sintomas. Não esfregue o local ou coloque águia doce, que podem piorar esses sintomas”, orienta.
O comandante alerta que, em alguns casos, é necessário buscar atendimento médico imediatamente. “Casos como uma grande área atingida, quando as regiões são face e tórax, ou ainda quando a vítima tenha sintomas como náuseas, vômito e falta de ar. Em todos esses casos é fundamental buscar uma unidade de saúde”, reitera.