O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) retoma, a partir desta quinta-feira (15), a Operação Protetor dos Biomas, que visa a reduzir os incêndios florestais e seus impactos para a população e o meio ambiente em todo o estado. A ação acontece em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A operação começou de 1º de novembro a 31 de dezembro, com 58 bombeiros. Nesse segundo momento serão 67 bombeiros atuando na prevenção e combate em todo o estado até o dia 28 de fevereiro.
“Essa operação garante uma capilaridade do Corpo de Bombeiros, da sua capacidade operacional em nosso estado. Nesse período, a corporação está presente, somando as unidades operacionais, em 19 municípios, diminuindo o tempo resposta para as demandas da sociedade. Isso foi possível graças ao apoio do secretário de Segurança Pública João Eloy, da deputada federal Katarina Feitoza e do governo do estado, sempre atuantes quando o assunto é a segurança da população”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
A operação segue atuando em 12 municípios: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, Carira, Tobias Barreto, Cristinápolis e Boquim. Segundo o bombeiro, os locais foram definidos baseados em dados de satélite que indicam os pontos com maior incidência de calor.
“Durante os meses de novembro e dezembro, a corporação atendeu 557 ocorrências de incêndios florestais. Desse total, a Operação Protetor dos Biomas foi responsável por 233, quase a metade. Aumentamos nossa capacidade de resposta a essa demanda tão importante para a população e o meio ambiente. Além disso, com a presença desses bombeiros nesses locais por conta da operação, acabamos fazendo outros atendimentos pontuais, como acidentes automobilísticos, dando um total de 246 ocorrências atendidas, incluindo resgate de animais”, afirmou o comandante da operação, tenente-coronel Gideão Oliveira.
O trabalho teve início com levantamento de campo para localização de rede de abastecimento de água para o combate a incêndios entre outros dados, visando a conhecer a estrutura local e a integração com os órgãos municipais em caso de necessidade. Na sequência, foram realizadas as ações preventivas como visitas para orientações e ações de combate aos focos de incêndios florestais, que seguem nessa retomada da operação.
Fonte: CBM/SE





