ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2024 , 23:42:07

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe inaugura Centro de Treinamento Operacional

 

O governo do estado e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promoveram 11 oficiais da corporação em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (16), no Departamento de Ensino e Instrução (DEP). O evento também marcou a inauguração do Centro de Treinamento Operacional (CTO), que conta com equipamentos modernos, a exemplo da torre modular de salvamento em altura e o simulador de desenvolvimento de incêndio. A promoção de oficiais e a inauguração do CTO representam mais uma etapa da valorização dos servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Para o governador Fábio Mitidieri, a solenidade representa os investimentos em reforço no trabalho dos bombeiros militares de Sergipe. “Todos nós sabemos a importância de termos um Corpo de Bombeiros estruturado. Estamos trazendo novos equipamentos e, na nossa gestão, já foram 81 oficiais promovidos, dos 115 que existem. Também esperamos inaugurar nos próximos meses a nova unidade do CBMSE em Itabaiana. Assim, a gente vai renovando os investimentos para termos uma corporação cada vez mais motivada e com estrutura necessária e merecida”, ressaltou.

O coronel Fábio Cardoso, comandante do CBMSE, destacou que a solenidade representa mais uma etapa dos investimentos em valorização profissional dos bombeiros militares de Sergipe. “A gente tem feito um trabalho de recuperação da valorização dos nossos bombeiros, com as promoções, sejam essas de rito ordinário, por progressão de tempo de serviço ou alinhamento em relação a promoções anteriores. E o governo do estado e a SSP têm sido parceiros nesse procedimento de fortalecimento da nossa capacidade operacional”, evidenciou o comandante do Corpo de Bombeiros.

A promoção foi avaliada como positiva pelos oficiais promovidos nesta solenidade, a exemplo do 1º sargento Luciano Torres. “A promoção é mais um incentivo para que a gente continue executando o nosso trabalho da melhor forma possível dentro da corporação. É um momento de satisfação e de conquista. É mais um passo que a gente dá na nossa carreira em busca sempre do melhor para a sociedade sergipana”, ressaltou.

Na mesma linha de avaliação positiva, o tenente José Gentil reforçou que a promoção é o reconhecimento dos serviços prestados durante toda a carreira. “É o reconhecimento dos serviços que nós prestamos e é o momento mais importante da vida de cada militar, é o momento em que somos reconhecidos, gerando aquele ambiente de felicidade geral com a família. Cada promoção é a consolidação da nossa carreira profissional”, descreveu o militar, que também é músico regente da Banda do CBMSE e subchefe do Centro Musical do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Centro de Treinamento Operacional

O Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi planejado e desenvolvido com o objetivo de melhorar a capacitação dos bombeiros militares e aprimorar suas habilidades em operações complexas dentro do rol de missões desenvolvidas pela corporação tanto no território sergipano, quanto em eventual apoio a outros estados da federação.

Dentre os equipamentos que formam a estrutura técnica de treinamento disponibilizada aos militares do CBMSE, o novo espaço inclui a primeira torre modular de salvamento em altura feita de contêineres no Brasil. Além da torre modular, a estrutura do CTO do CBMSE também conta com o primeiro simulador de desenvolvimento de incêndio do Nordeste, para ocorrências em sobrados e edificações de múltiplos pavimentos.

Ainda segundo o comandante do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, a inauguração do CTO é a primeira fase, mas que já coloca a unidade em um patamar de referência no Nordeste, “no que tange às possibilidades de treinamento e aprendizado, o que faz com que a gente possa servir a sociedade com mais segurança, com mais qualidade de serviço e com mais eficiência. É uma estrutura operacional de referência”, concluiu o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Fotos: André Moreira

 

Você pode querer ler também