O empresário russo Ivan Pechorin, o principal gerente da Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico, foi encontrado morto em Vladivostok, a última de uma série de mortes misteriosas entre executivos russos.
“Em 12 de setembro de 2022, soube-se da trágica morte de nosso colega, Ivan Pechorin, diretor administrativo da indústria de aviação da Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico”, diz um comunicado da empresa publicado na segunda-feira (12).
“A morte de Ivan é uma perda irreparável para amigos e colegas, uma grande perda para a corporação. Oferecemos nossas sinceras condolências à família e amigos”, completa.
De acordo com a mídia estatal russa RIA Novosti, a administração de Vladivostok disse que um corpo foi encontrado perto da vila de Beregovoe. Pechorin se afogou em 10 de setembro perto do Cabo Ignatyev em Vladivostok, segundo a mídia regional.
Pechorin é pelo menos o nono empresário russo de destaque a ter morrido por suicídio ou em acidentes inexplicáveis desde o final de janeiro, com seis deles associados às duas maiores empresas de energia da Rússia.
Quatro desses seis estavam ligados à gigante estatal russa de energia Gazprom ou a uma de suas subsidiárias, enquanto os outros dois estavam associadas à Lukoil, a maior empresa privada de petróleo e gás da Rússia.
No início deste ano, a empresa assumiu a postura pública incomum de se manifestar contra a guerra da Rússia na Ucrânia, pedindo simpatia pelas vítimas e pelo fim do conflito.
O presidente da Lukoil, Ravil Maganov, morreu no início de setembro depois de cair da janela de um hospital em Moscou, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.
Fonte: CNN Brasil