ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 15:44:18

logoajn1

Corrida do Fogo Simbólico abrirá Semana da Pátria no próximo domingo

 

Sergipe se prepara para dar início às comemorações da Semana da Pátria, um período marcado por homenagens ao Brasil e ao espírito de cidadania. Entre os dias 1° e 7 de setembro, uma série de atividades cívicas, culturais e educativas será realizada em todo o estado, com o objetivo de reforçar o sentimento de patriotismo e relembrar a importância da independência do país.

Além das atividades principais, diversas iniciativas paralelas serão realizadas ao longo da semana. Entre elas, destacam-se rodas de conversa, exposições e palestras sobre a importância do civismo na formação dos jovens e atividades em escolas da rede pública estadual.

A programação oficial, organizada pelo Governo de Sergipe, começará no dia 1° de setembro, com a 87ª edição da Corrida do Fogo Simbólico, que este ano ocorrerá por via aérea, com a presença da Aeronáutica; fluvial, pelo leito do rio Sergipe, com a Marinha; e terrestre, com a participação do 28° Batalhão de Caçadores e outras instituições militares. O ato simbólico dará início a uma semana repleta de eventos, que culminarão com o desfile cívico de 7 de setembro.

O evento contará com a presença de autoridades estaduais, incluindo o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral. Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o período desperta o sentimento de patriotismo e civismo, além de ser um momento em que as escolas fazem ensaios das bandas escolares, desenvolvendo também no aluno o sentimento de pertencimento e de interesse por um instrumento. “Realizamos os seis ensaios públicos ao longo das semanas passadas e no dia 1º abriremos as festividades com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico. O desfile cívico-militar de 2023 ocorreu dentro do planejado, respeitando horários, e este ano também queremos que tudo aconteça de acordo com o elaborado pela comissão”, explica Sobral.

A tocha que acenderá o Fogo Simbólico será levada pelas Forças Armadas, que se revezarão com alunos da rede pública estadual de ensino até a entregar ao governador Fábio Mitidieri, que acenderá o fogo símbolo da Pátria na praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O evento também contará com a participação da SecBanda.

Sergipe no mundo

O ponto alto das celebrações será o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, que acontecerá na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, às 7 horas, com a revista das tropas e honras militares. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras, com o hino nacional entoado pela banda do Corpo de Bombeiros, e o início da parada militar. Às 10 horas, começará o desfile cívico com o tema ‘Sergipe no mundo: sergipanidade sem fronteira’, com a participação das escolas da rede pública estadual de ensino do interior do estado. São esperadas no desfile 100 escolas, dez das quais serão da rede municipal de Aracaju, que desfilarão a partir das 14 horas, juntamente com as escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

O Governo de Sergipe oferecerá o apoio necessário para a execução das celebrações, tanto para a realização do desfile militar quanto para o desfile cívico, além de promover ações pedagógicas, históricas e culturais nas unidades de ensino, de forma a valorizar a identidade social do povo sergipano e brasileiro.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também