ARACAJU/SE, 23 de novembro de 2024 , 11:34:49

logoajn1

Curso de Medicina obtém acreditação internacional e expande possibilidades para residências médicas nos EUA

 

O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) recebeu recentemente a acreditação da Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) e agora integra o World Directory of Medical Schools (WDOMS). Esse reconhecimento internacional permite que os formados pela instituição possam competir por vagas em programas de residência médica nos Estados Unidos, além de facilitar o acesso a oportunidades em outros países, como Canadá, Austrália e Reino Unido.

A inclusão no WDOMS é um marco importante para a Unit, posicionando a universidade entre as escolas médicas que atendem aos rigorosos critérios internacionais, o que possibilita aos seus graduados seguir os processos necessários para validar seus diplomas no exterior. “Estamos confiantes de que a acreditação pela ECFMG terá um impacto positivo, pois é um reconhecimento internacional da excelência acadêmica da Unit, facilitando para nossos ex-alunos o cumprimento dos requisitos exigidos por instituições internacionais”, afirma o coordenador do curso de Medicina da Unit, Dalmo Correia.

Dalmo destaca o efeito dessa conquista tanto no sistema de saúde local quanto no nacional, pela formação de médicos altamente capacitados e aptos a enfrentar desafios globais. “De modo geral, ao estagiar em instituições estrangeiras, os estudantes vivenciam uma experiência enriquecedora, não apenas com a aquisição de novos conhecimentos e processos inovadores que orientarão suas futuras ações como profissionais de saúde, mas também em termos de crescimento pessoal. Isso será determinante para uma prática médica mais eficaz e humanizada”, explica.

Oportunidades internacionais

A Universidade Tiradentes oferece diversas oportunidades de internacionalização para os estudantes de Medicina, com especial foco nos Estados Unidos. “Contamos com o programa de professor visitante internacional, que traz médicos associados ao Cambridge Health Alliance para realizar palestras, simpósios e capacitações em nosso campus. Várias vezes, esses profissionais abordaram temas como as diferenças na formação médica entre os EUA e o Brasil, os contrastes entre os sistemas de saúde dos dois países e as divergências na prática médica”, relata a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert.

Outro diferencial importante é o programa Clerkship for Medical Students, que permite que os alunos de Medicina da Unit realizem um internato opcional de quatro semanas em clínicas e hospitais do Cambridge Health Alliance, em Boston. Esse programa oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar o sistema de saúde dos EUA na prática, além de construir uma rede de contatos internacionais. “Além disso, oferecemos o Curso Internacional em Saúde, realizado em parceria com o Cambridge Health Alliance, onde são discutidos temas emergentes na área da saúde, com aulas ministradas por professores e médicos de instituições norte-americanas”, acrescenta Júlia.

“Para aqueles que desejam realizar residência médica nos EUA, é necessário passar pelo United States Medical Licensing Examination (USMLE), que é composto por três fases, avaliando desde conhecimentos básicos até práticas clínicas avançadas. Outra exigência para os programas de residência nos EUA é a apresentação de uma carta de recomendação. No caso dos alunos da Unit, o Clerkship for Medical Students permite que eles entrem em contato com médicos e provedores de saúde americanos, o que pode resultar na obtenção de uma carta de recomendação, facilitando o processo de aplicação”, explica a assessora.

O curso de Medicina da Unit não só garante uma formação de qualidade, mas também oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para alcançar grandes oportunidades, tanto no Brasil quanto no exterior. “Com a acreditação pela ECFMG, a Unit se compromete a manter seus padrões acadêmicos nos mais altos níveis internacionais, o que permitirá que nossos egressos concorram a cursos de formação complementar (Lato e Stricto Sensu) em diversas instituições internacionais”, conclui Dalmo Correia.

Fonte: Asscom Unit

Você pode querer ler também