ARACAJU/SE, 4 de abril de 2025 , 9:07:38

Curta-SE 23: Itabaiana recebe sessão gratuita de cinema na praça Fausto Cardoso

 

Com o intuito de democratizar o acesso da população a produções cinematográficas de qualidade, a 23ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) promoveu uma sessão gratuita de cinema na praça Fausto Cardoso, em Itabaiana (SE), na noite desta quarta-feira (2). O público do agreste sergipano lotou o espaço destinado à exibição de dez curtas-metragens na sessão Premiados do Festival Curta-SE 23, em uma produção da AVBR Produções, através da Lei Paulo Gustavo 006/2023, Tarcísio Duarte/Audiovisual, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Governo do Estado de Sergipe e Governo Federal.

“É encantador ver uma praça lotada contemplando a arte do cinema, valorizando essa oportunidade. Ao mesmo tempo, é uma enorme satisfação ser mediadora para proporcionar o acesso à cultura a tantas pessoas em uma experiência única. É necessário destacar que é um momento extraordinário para o cinema sergipano, já que a grande maioria dos curtas exibidos nesta noite foram produzidos aqui no estado. Foram sergipanos enaltecendo a sua própria cultura e o talento dos seus conterrâneos”, destaca a produtora executiva do Festival, Deyse Rocha.

Isaac Gabriel, ganhador do troféu Ver ou não Ver no festival, na categoria melhor fotografia, pelo Filme Volta Seca, reforça a importância da iniciativa do Curta-SE. “Movimenta a cultura brasileira e sergipana, principalmente, que é algo que precisamos muito. Temos vários artistas no estado, mas todos estão sozinhos. Por isso, é muito importante que a gente tenha essa visibilidade, uma oportunidade de mostrar nosso talento, profissão e habilidade para o mundo”, afirmou.

Para Cléo Santos, protagonista do curta sergipano vencedor em segundo lugar no Festival, ‘A arte que Transforma’, aproveitou a oportunidade para vivenciar a exibição do filme ao lado do público. “Quero aproveitar para convidar a todos para assistirem ao filme. É uma narrativa incrível de uma mulher negra, que passou pelo cárcere e a arte a transformou. Estar em contato com as pessoas assistindo ao filme foi uma experiência maravilhosa. Estou muito feliz por estar em Itabaiana, como protagonista de um filme, representando a minha cidade de Simão Dias”, garantiu Cléo.

O público presente conferiu os curtas: ‘Volta seca a favor do vento: Cantigas de Lampião’, dirigido por Marlon Delano, natural de Itabaiana, vencedor em cinco categorias do Curta-Se 23; ‘A arte que transforma’, de Jr Fontes e Rafael Borges; ‘3 Porkinhos’, de Vivian Rafaelli; ‘São teus olhos tristes’, de Antônio Rafael; ‘Blind Birds (A snooze songs)’, de Werden Tavares; ‘Imã de geladeira’, com Severo D’Acelino; ‘Muos 3 – Alive A.C. Episódio 1 – (Mais um ordinário dia)’, de Ravi Anyore; ‘Cordas’, de Juliana Campos; ‘Fantasma Neon’, de Leonardo Marinelli; e ‘A sua imagem na minha caixa de correio’, de Silvino Mendonça.

Curta-SE 23

Este ano, a edição do maior e mais tradicional festival de cinema promovido em Sergipe, o Curta-SE, foi realizada de 11 a 15 de janeiro, em Aracaju (SE), oferecendo mostras informativas e competitivas, além de oficina de Animação 2D para séries e filmes e apresentação musical.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também