O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se), que este ano celebra o tema “Amor Fati”, segue com uma programação intensa e diversificada nesta quinta-feira (6), reunindo sessões especiais, debates sobre cultura e encontros com realizadores. Em sua 24ª edição, realizado pela AVBR Produções, o Curta-SE reafirma o seu papel multicultural, promovendo encontros que fortalecem a reflexão sobre o papel das artes e das políticas culturais em um mundo em constante transformação, através do patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura.
A quinta começa no Cine Walmir Almeida, no Centro de Aracaju, com entrada franca, em um espaço dedicado à troca entre criadores e público. Às 11h, acontece uma roda de conversa com os diretores dos filmes exibidos na noite anterior, reunindo realizadores para compartilhar processos criativos, bastidores e experiências de produção audiovisual.
Paralelamente, o Hotel Real Classic, na Orla da Atalaia, sedia o VIII Congresso Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural, evento que compõe a programação do Curta-Se e promove debates sobre políticas públicas, cidadania e os desafios da cultura na era digital. Ao longo do dia, representantes de instituições nacionais e internacionais, como o Ministério da Cultura, a Organização das Nações Unidas (Onu) e a Fundação Gol de Letra, discutem temas como diversidade cultural, sustentabilidade, direitos autorais, inteligência artificial e regulamentação digital, fortalecendo o diálogo entre arte, tecnologia e sociedade.
A programação cinematográfica segue no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, também na Orla da Atalaia, com entrada franca na Sala Petrobras de Cinema. Às 14h30, será exibida a Sessão Especial Avanca Film Festival, com curtas que destacam o cinema contemporâneo português. Em seguida, às 16h, ocorre a Sessão Especial Curtas 4, reunindo produções brasileiras de diferentes estados, entre documentários e ficções.
Às 17h30, acontece a Mostra Competitiva Curtas Iberoamericanos 1, com filmes do Brasil, Uruguai e Espanha. Encerrando as exibições do dia, às 19h15, será apresentado o longa Resurrexit (Espanha/Argentina, 2024), dentro da Mostra Competitiva de Longas Iberoamericanos 4.
A noite termina em clima de celebração, com as atrações artísticas no Complexo Cultural Gonzagão, no Palco Petrobras, a partir das 21h, apresentando Pedro Lua e Banda Tocaia.
A programação completa e detalhada está disponível nos perfis oficiais do festival no Instagram: @avbrproducoes e @festivalcurtase, e no site oficial www.curtase.com.br.
Curta-Se 24
A 24ª edição acontece até o dia 9 de novembro, em Aracaju, com mostras competitivas de curtas e longas, vídeos de bolso, trailers, videoclipes e webséries, além de uma programação especial com apresentações artísticas, debates, mesas-redondas e rodas de conversa, reforçando a pluralidade e o caráter formativo do festival.
O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além do apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalisões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.
Fonte: Assessoria de Imprensa




